A influência da cooperação estratégica no processo de desenvolvimento do turismo de Natal (RN): análise de relações entre os stakeholders

Autores

  • Annete Santiago Pereira
  • Fernando Dias Lopes

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.06.002.AO03

Palavras-chave:

Cooperação estratégica, Processo de desenvolvimento do turismo, Destino Natal.

Resumo

 

Investigou-se nesta pesquisa a influência da cooperação estratégica no processo de desenvolvimento do turismo no destino Natal, a partir da análise das relações entre os stakeholders. Os aportes teóricos do trabalho se basearam na temática “estratégias de cooperação e novas formas de gestão”, focando nos conceitos de estratégia, cooperação, redes, alianças estratégicas e polos de turismo. 0 estudo realizado definiu-se como descritivo-causal (explicativo) e estudo de caso. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista a partir de um roteiro semiestruturado, com representantes de instituições vinculadas às ações e projetos de desenvolvimento do turismo implementados na cidade de Natal. As relações foram identificadas nos grupos: Iniciativa Privada/ Iniciativa Privada, Iniciativa Privada/Poder Público e Iniciativa Privada/Poder Público/Terceiro Setor. As es- tratégias de cooperação identificadas foram consórcio, estratégia coletiva e clusters, que se relacionam ao ciclo de vida do produto turístico através do alcance da eficiência coletiva. Concluiu-se que a cooperação estratégica influenciou no processo de desenvolvimento do Destino Natal, uma vez que esteve presente na consolidação dos projetos de desenvolvimento do turismo instituídos, quando a eficiência da ação coletiva era alcançada, embora não tenha sido o fator motivador do desenvolvimento do destino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BENI, M. Análise Estrutural do Turismo. 5. ed. São Paulo: SENAC, 2001.

BUTLER, R. W. The concept of a tourist area cycle of evolution: implications for management of resources. Canadian Geographer, v. 24, n. 1, p. 5-12, 1980.

CLEGG, S. R.; HARDY, C. Organização e estudos organizacionais. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD, W. R. (Org.). Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2001. v. 2.

C0NTRACT0R, F.; L0RANGE, P. Why should firms cooperate? The strategy and economics basis for cooperative ventures. In: CONTRACTOR, F.; LORANGE, P. (Ed.). Cooperative strategies in international business. Lexington: Lexington Books, 1988.

GARRIDO, I. M. D. A. Modelos multiorganizacionais no turismo: cadeias, clusters e redes. 2001.

Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2001.

KOGUT, B. Joint ventures: theoretical and empirical perspectives. Strategic Management Journal, v. 9, n. 4, p. 319-332, 1988.

LINS, H. N. Clusters industriais, competitividade e desenvolvimento regional: da experiência à necessidade de pro- moção. Estudos Econômicos, v. 30, n. 2, p. 233-265, 2000.

LORANGE, P.; ROSS, J. Alianças Estratégicas: formação, implementação e evolução. São Paulo: Atlas, 1996.

MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

NASSER, B. Economia regional, desigualdade regional no Brasil e o estudo dos eixos nacionais de integração e desenvolvimento. Revista do BNDES, v. 7, n. 14, p. 145-178, 2000.

NUNES, L. H. C. Turismo: acertos e desacertos do Estado e o envolvimento do terceiro setor. Revista de Turismo, v. 1, n. 1, 2005.

PORTER, M. Competição: estratégias competitivas essen- ciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

SCHMITZ, H. Eficiência coletiva: caminho de crescimento para a indústria de pequeno porte. Ensaios FEE, v. 18, n. 2, p. 164-200, 1997.

VEIGA, J. E. Cidades imaginárias: o Brasil é menos urba- no do que se calcula. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

VERGARA, S. C. Projetos de relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2004.

VIEIRA, M. M. F. Por uma boa pesquisa (qualitativa) em ad- ministração. In: VIEIRA, M. M. F.; ZOUIAN, D. M. Pesquisa qualitativa em administração. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2013-07-27

Como Citar

Santiago Pereira, A., & Dias Lopes, F. (2013). A influência da cooperação estratégica no processo de desenvolvimento do turismo de Natal (RN): análise de relações entre os stakeholders. REBRAE, 6(2), 137–150. https://doi.org/10.7213/rebrae.06.002.AO03

Edição

Seção

Articles