A avaliação da aprendizagem a distância: um estudo em representações sociais

Autores

  • Vânia Maria de Oliveira Vieira
  • Manoella Stein Nascimento Silva
  • Marilene Ribeiro Resende

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO09

Palavras-chave:

Educação a distância, Representações sociais, Avaliação da aprendizagem, Formação de professores

Resumo

Este estudo consiste em um relato de pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem na mo¬dalidade a distância. Optou-se pelo suporte teórico-metodológico da Teoria das representa¬ções sociais explicitada por Moscovici (1978, 2003), Jodelet (2011) Abric (2001) e Sá (2002). Tem como objetivo identificar as representações sociais que os alunos de pedagogia a distân¬cia de uma universidade mineira estão construindo sobre a avaliação da aprendizagem. Os procedimentos de coleta de dados incluíram a aplicação de um questionário, com questões abertas e outras formuladas de acordo com a escala Likert; a técnica de associação livre de palavras, tratadas pelo software Evoc, que busca identificar nas representações sociais os ele¬mentos centrais e periféricos; e a realização de grupos focais. Participaram da pesquisa 212 alunos concluintes do curso de pedagogia a distância dos polos Triângulo (Araxá, Uberaba, Uberlândia); Espírito Santo (Cariacica, Colatina) e Regional Triângulo Mineiro (São Gotardo). De acordo com as análises realizadas, foi possível verificar que o projeto pedagógico do curso prevê uma avaliação processual e formativa. Os dados demonstram também que os alunos es¬tão construindo diferentes representações sobre a avaliação a distância. Possivelmente, essas representações estão ancoradas em sentimento que denota ser a avaliação: “uma atividade de aprendizagem e conhecimento” (53%); “adequada que permite a realização de um curso a distância, porém exige dedicação e persistência” (20%); “complexa, rigorosa, tradicional, clas¬sificatória e que não mede conhecimentos” (27%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Vieira, V. M. de O., Silva, M. S. N., & Resende, M. R. (2014). A avaliação da aprendizagem a distância: um estudo em representações sociais. Psicologia Argumento, 32(78). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO09

Edição

Seção

Artigos