Escala de fontes de autoeficácia docente: Estudo exploratório com professores de Educação Física

Autores

  • Roberto Tadeu Iaochite
  • Roberta Gurgel Azzi

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7472

Palavras-chave:

Autoeficácia. Ensino. Escala.

Resumo

Desde que Albert Bandura postulou a existência de quatro fontes de informação que influenciam a formação das crenças de autoeficácia, esforços têm sido empregados na tentativa de melhor compreender como avaliar e em que medida essas fontes podem contribuir para a constituição da crença de autoeficácia em contextos diversos. O presente estudo teve como objetivo explorar evidências de validade para o desenvolvimento de uma Escala de Fontes de Autoeficácia de Docentes (Efaed). Participaram 261 professores de escolas públicas e privadas da educação básica. Os sujeitos responderam a dois instrumentos, sendo um de caracterização e o outro a escala submetida para a avaliação. A escala foi composta por 16 itens divididos em quatro fatores, cada qual representando uma fonte de constituição da autoeficácia contextualizada para o ensino. Os dados foram submetidos à análise fatorial, de consistência interna e de correlação, utilizando-se, para isso, os recursos do software SPSS. Resultados confirmaram as postulações da teoria, porém os itens se posicionaram em fatores diferentes daqueles pensados nele. A consistência interna da escala total (α de Cronbach) foi de 0,81 e as correlações entre os fatores foram baixas (r = 0,118 a 0,444), porém positivas. Os resultados foram encorajadores para a continuidade das investigações com amostras maiores e com o apoio de outros instrumentos de investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Como Citar

Iaochite, R. T., & Gurgel Azzi, R. (2017). Escala de fontes de autoeficácia docente: Estudo exploratório com professores de Educação Física. Psicologia Argumento, 30(71). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7472

Edição

Seção

Artigos