FORMAÇÃO EM SAÚDE E OS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.DS02Palavras-chave:
Educação Superior. Saúde Pública. Currículo. Atuação (Psicologia).Resumo
Esta pesquisa se insere no contexto da formação de recursos humanos para a saúde que, na busca de melhor preparação dos profissionais para atuar no modelo do Sistema Único de Saúde, incentiva mudanças nos cursos de graduação de saúde das universidades brasileiras. Visando caracterizar a formação em saúde da PUC Minas, unidade São Gabriel, a luz das diretrizes curriculares e a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, mapeamos os cenários de aprendizagem em saúde existentes entre os anos de 2006 e 2008, período anterior a entrada do curso para o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional da Saúde (Pró-Saúde). Para tal mapeamento, utilizou-se a análise documental do projeto político-pedagógico do curso, relatórios e outros documentos sobre estágios supervisionados, pesquisa, extensão e monografia, além da produção dos docentes. Os campos da saúde e da saúde pública, bem como a abordagem interdisciplinar estão presentes na proposta do curso. Observa-se no período estudado a presença diversificada de cenários de aprendizagem e de temáticas em saúde, mesmo que alguns desses estejam pouco integrados ou ainda dispersos na formação e na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A configuração dos cenários de aprendizagem reafirma a proposta de reorientar a formação em saúde defendida pelo programa, principalmente na atuação multiprofissional e na abordagem interdisciplinar, ainda pouco presentes nos cenários de aprendizagem analisados. Explorando fontes documentais, compreendemos uma dada realidade de formação em saúde que ultrapassa as prescrições curriculares, e apresenta o currículo como possibilidade de construção de sujeitos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-11-24
Como Citar
Batista, C. B., Carmona, D. S., & Fonseca, S. L. (2017). FORMAÇÃO EM SAÚDE E OS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE PSICOLOGIA. Psicologia Argumento, 32(78). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.DS02
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.