Escala de flexibilidad cognitiva autopercibida (EFC): validación para el contexto brasileño.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.115.AO05

Resumen

O presente estudo teve como objetivo realizar a validação do instrumento Escala Autopercecção da Flexibilidade Cognitiva (EFC) em uma amostra de estudantes universitários brasileiros. O estudo foi constituído pelas seguintes etapas: tradução, retrotradução (tradução reversa – Backtranslation), revisão por comitê de especialistas, estudo-piloto e verificação dos parâmetros psicométricos por meio de dois estudos. Deste modo no Estudo 1 foi realizada Análise Fatorial Exploratória, com amostra de 200 participantes de instituição pública com idades entre 18 e 35 anos (M = 22,99; DP = 4,96) e no Estudo 2 Análise Confirmatória dos dados obtidos da amostra de 200 participantes de instituição privada com idades entre 18 a 35 anos (M = 20,84; DP = 5,66). A EFC apresentou estrutura adequada para uso no contexto brasileiro, com estrutura bifatorial (fator 1: dimensão estratégias funcionais e fator 2: dimensão percepção das situações) e índices gerais de consistência interna adequados (α = 0,80 e ω= 0,81). Os resultados evidenciaram satisfatórios índices de ajuste, confirmando a estrutura bifatorial [CFI = 0,90, TLI = 0,88, RMSEA = 0,06] com cargas fatoriais variando de 0,383 a 0,752 no fator 1 e de 0,372 a 0,533 no fator 2, para o total de 10 itens ao final das análises. Considera-se que os objetivos propostos foram alcançados, oferecendo uma medida com extensas evidências de validade, de rápida e fácil aplicação, fato que poderá viabilizar sua inserção em estudos futuros, contribuindo para avanços no conhecimento científico relacionado a instrumentos que avaliem a flexibilidade cognitiva.  Palavras-chave: Flexibilidade Cognitiva; Estudantes Universitários; Instrumento;

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Biografía del autor/a

Ana Raquel de Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Profesor adjunto del Departamento de Fundamentos de la Educación de la Universidad Federal de Piauí (UFPI) y del Programa de Posgrado en Psicología de la Universidad Federal del Delta do Parnaíba, vinculado a la línea de investigación: Procesos psicosociales y su evaluación en diferentes contextos.

 

Thayro Andrade Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Profesor de la Universidad Federal de Piauí, Departamento de Fundamentos de la Educación de la Universidad Federal de Piauí (UFPI) investigador en el campo de la evaluación psicológica y psicométrica.

Publicado

2023-12-02

Cómo citar

Dias Gomes, S. R., de Oliveira, A. R., & Andrade Carvalho, T. (2023). Escala de flexibilidad cognitiva autopercibida (EFC): validación para el contexto brasileño. Psicologia Argumento, 41(115). https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.115.AO05