Intervenções cognitivo-comportamentais para depressão na adolescência: uma revisão sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.116.AO13

Resumen

Este estudo teve como objetivo investigar os principais achados reportados por pesquisas desenvolvidas na última década acerca de intervenções de TCC em grupo para o tratamento da depressão em adolescentes. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura por meio das bases de dados PubMed, PsychoINFO e BVS-Brasil, no período de 17 a 20 de junho de 2023. Após a análise dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 11 artigos completos constituíram a amostra final. Técnicas terapêuticas como a reestruturação cognitiva, a psicoeducação e a regulação emocional demonstraram ser importantes para a redução ou remissão de sintomas depressivos em adolescentes. Além disso, novos programas incluindo o suporte colaborativo de professores também parecerem ser efetivos quando trazendo o TCC para adolescentes com depressão. Conclui-se que, em comparação com outros tratamentos terapêuticos ou farmacológicos, as intervenções em TCC, frequentemente, apresentam potencial benéfico para o tratamento da depressão em adolescentes.

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Biografía del autor/a

Sarah Aline Roza, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em Educação, na área de concentração: Processos Psicológicos em Contextos Educacionais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com período sanduíche - CAPES PrInt (2021/2022) no Lifespan Health and Development Program, do Departamento de Psicologia da University of Victoria (UVic), Canadá. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2022). Licenciada em Letras Português/Inglês, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, 2012) e Psicóloga pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP, 2012). Atua como Psicóloga Escolar no Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM). Professora e supervisora clínica no curso de graduação em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Possui interesses educacionais e científicos multidisciplinares e variados, atuando principalmente em pesquisas sobre Programas de Intervenção e seus alcances no contexto escolar, convivência em ambientes educacionais, suporte social, empatia e leitura, habilidades socioemocionais e compreensão leitora na área da Psicologia Educacional. É membro internacional da Society for Research in Child Development (SRCD). E-mail: [email protected]

Thiago Henrique Roza, Universidade Federal do Paraná

Médico graduado pela Universidade Federal do Paraná em 2017, Psiquiatra (2021) e Psiquiatra Forense (2022) pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA/UFRGS). É doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS, doutorando no Programa Especial de Cooperação Tripartite em Psiquiatria Translacional do Desenvolvimento (USP, UFRGS e UNIFESP), e pesquisador no Laboratório de Psiquiatria Molecular do HCPA/UFRGS. Thiago H. Roza também é professor adjunto no Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da UFPR. Trabalha principalmente em projetos de pesquisa sobre avaliação de risco de suicídio, psiquiatria forense e medicina legal, transtorno bipolar, transtornos mentais relacionados ao uso de tecnologias, adições comportamentais e outros transtornos aditivos, hikikomori, psiquiatria de precisão, big data e machine learning em psiquiatria. No ano de 2014 completou intercâmbio acadêmico em Neurociência pela University of British Columbia (UBC) em Vancouver, Canadá. Também, no mesmo ano, trabalhou como aluno-pesquisador no Pacific Parkinsons Research Centre, pertencente ao departamento de neurologia da UBC. É parte do corpo editorial dos periódicos Trends in Psychiatry and Psychotherapy e Debates em Psiquiatria. No ano de 2021, Thiago H. Roza recebeu o prêmio Fellowship Award, da Japanese Society of Psychiatry and Neurology. Email para contato: [email protected]

Publicado

2024-02-27

Cómo citar

Roza, S. A., & Roza, T. H. (2024). Intervenções cognitivo-comportamentais para depressão na adolescência: uma revisão sistemática. Psicologia Argumento, 42(116). https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.116.AO13