Opiniões de universitários/as sobre a série “Os 13 porquês”: prevenção do suicídio?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.111.AO05

Palabras clave:

suicídio, prevenção do suicídio, depressão

Resumen

A temática do suicídio é complexa, bem como a busca por sua prevenção. A série “Os 13 porquês” produzida pela Netflix aborda vários temas polêmicos, como bullying, estupro, machismo, homofobia etc, mas tem como mote principal as justificativas para o suicídio de uma jovem. Essa série auxilia na prevenção do suicídio? Ou ao contrário, pode ser um gatilho? Para responder essas perguntas, um questionário contendo questões abertas e fechadas foi elaborado e enviado por email para todos/as estudantes da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais. 316 estudantes responderam ao questionário. O presente artigo foca na análise qualitativa das respostas dadas às perguntas abertas. As respostas foram organizadas por meio de 3 categorias: opiniões favoráveis, desfavoráveis e polarizadas em relação à série (compostas por frases que, de alguma forma, juntaram os dois posicionamentos anteriores). Assim, concluímos que a série “Os 13 porquês”, de fato, facilitou o debate sobre o tema suicídio e outras questões polêmicas e difíceis vividas pela juventude atual que aparecem na série, tais como bullying, depressão, abuso sexual, relacionamentos, dentre outros. No entanto, seu formato também foi considerado problemático pelos/as participantes da pesquisa, uma vez que a construção da narrativa da série e das cenas fortes pode até configurar um estímulo para o ato suicida, especificamente, para aqueles/as que já estão em ideação suicida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sylvia da Silveira Nunes, Universidade Federal de Alfenas

Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é docente da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais, Brasil.

Breno Rafael da Costa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Estudante de Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), especialista em Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em Minas Gerais, Brasil.

Brunno Yan Souza Moraes

Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais, Brasil.

Citas

Asher, Jay. (2009). Os 13 porquês. São Paulo: Ática.

Azúa Fuentes, Emilio, Rojas Carvallo, Pedro, & Ruiz Poblete, Sergio. (2020). Acoso escolar (bullying) como factor de riesgo de depresión y suicidio. Revista chilena de pediatría, 91(3), 432-439. https://dx.doi.org/10.32641/rchped.v91i3.1230

Botega, Neury José. (2015). Crise suicida: avaliação e manejo. Porto Alegre: Artmed.

Botega, Neury. (2018). A tristeza transforma, a depressão paralisa: um guia para pacientes e familiares. São Paulo: Benvirá.

Bridge, J.A., Greenhouse, J.B., Ruch, D.A., Stevens, J., Ackerman, J.P., Sheftall, A.H., Horowitz, L.M., Kelleher, K.J., & Campo, J.V. (2019). Association Between the Release of Netflix's 13 Reasons Why and Suicide Rates in the United States: An Interrupted Times Series Analysis. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. 57 (8), 547-549. https://doi.org/10.1016/j.jaac.2019.04.020

Cassorla, R. M. S. (2017). Suicídio: fatores inconscientes e aspectos socioculturais: uma introdução. São Paulo: Editora Edgard Blucher.

De Leo, Diego. (2012). Apresentação In José Manuel Bertolote. O suicídio e sua prevenção. São Paulo: Editora Unesp.

Durkheim, Émile. (2011). O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes (1ª edição: 1897).

Costa, Petra (Diretora). (2012). Elena [DVD]. São Paulo: Busca Vida Filmes.

Ferreira, Taiza Ramos de Souza Costa; Deslandes, Suely Ferreira. Cyberbulling: conceituações, dinâmicas, personagens e implicações à saúde. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 10, p. 3369-3379, Outubro de 2018. https://doi.org/10.1590/1413-812320182310.13482018

Fukumitsu, Karina Okajima; Abilio, C.C.C.; Lima, C.F.S.; Gennari, D. M.; Pellegrino, J. P.; Pereira, T. L. (2015). Posvenção: uma nova perspectiva para o suicídio. Revista Brasileira de Psicologia, Salvador, Universidade Federal da Bahia, 2 (2), p. 48-60. ver edição (ufba.br)

Fukumitsu, Karina Okajima & Kovács, Maria Júlia. (2015). O luto por suicídios: uma tarefa da posvenção. Revista Brasileira de Psicologia, Salvador, Universidade Federal da Bahia, 2 (2), 41-47. ver edição (ufba.br)

Fukumitsu, Karina Okajima, & Kovács, Maria Júlia. (2016). Especificidades sobre processo de luto frente ao suicídio. Psico, 47(1), 03-12. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.19651

Fukumitsu, Karina Okajima. (2018). Suicídio, luto e posvenção. Em Karina Okajima Fukumitsu. (Org.), Vida, morte e luto: atualidades brasileiras. São Paulo: Summus.

Guedes, Izabela A. A. (2018). Quando o cliente tira a própria vida: o luto do psicólogo frente à perda por suicídio. In Karen Scavacini. (Org.), Histórias de sobreviventes do suicídio. São Paulo: Instituto Vita Alere, Benjamin Editorial.

Hernández, Gildardo Bautista, Noriega, José Ángel Vera, & Quintana, Jesús Tánori. (2019). Shame, Empathy, Coping and School Safety of the Bystanders in Situations of Bullying. Trends in Psychology, 27(2), 357-369. https://doi.org/10.9788/tp2019.2-05

Hillman, James. (2016). Suicídio e alma. Petrópolis, RJ: Vozes. (Trabalho original publicado em 1964)

Jung, Carl Gustav. (1991a). Tipos psicológicos. Petrópolis, RJ: Vozes. (1ª edição: 1960).

Jung, Carl Gustav. (1991b). A natureza da psique. Petrópolis, RJ: Vozes. (1ª edição: 1946).

Kehl, Maria Rita. (2015). O tempo e o cão: a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo.

Marquetti, Fernanda Cristina. (2014). O suicídio e sua essência transgressora. Psicologia USP, 25(3), 237-245. https://dx.doi.org/10.1590/0103-6564D20140006

Moretto, Maria Lívia Tourinho et al. (2017). O suicídio e a morte do narrador. Psicologia USP, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 159-164. https://doi.org/10.1590/0103-656420172802

Negreiros, E., Gambardella, V., & Alencar, A. (2021). Incitação/instigação e indução ao suicídio por meio do jogo digital Boneca Momo: análise documental. Psicologia Argumento, 39(104), 199 - 221. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.39.104.AO01

Osório Comis, T., & Cardoso Siqueira, A. (2013). Bullying na perspectiva de adolescentes que cometeram ato infracional. Psicologia Argumento, 31(75).

http://dx.doi.org/10.7213/psicol.argum.31.075.AO06

Pereira, N. C., Faria, D. L. (2015). Empatia e a (est)ética na clínica: um enfoque junguiano. Hermes, 20, 40-49.

ff4469_7740a8fb71db4912b49c74adae24b824.pdf (filesusr.com)

Pimentel , F. de O., Cristina , C. P. D. M., & Dapieve Patias , N. (2020). Víctimas de bullying, síntomas depresivos, ansiedad, estrés e ideación suicida en adolescentes. Acta Colombiana de Psicología, 23(2), 205-240. Víctimas de bullying, síntomas depresivos, ansiedad, estrés e ideación suicida en adolescentes | Acta Colombiana de Psicología (ucatolica.edu.co)

Veloso, L. U. P., Lima, C. L. S., Sales, J. C. S., Monteiro, C. F. S., Gonçalves, A. M. S. & Silva Júnior, F. J. G. (2019). Ideação suicida em universitários da área da saúde: prevalência e fatores associados. Revista Gaúcha de Enfermagem, 40, October 03, 2019. Ideação suicida em universitários da área da saúde: prevalência e fatores associados | Uchoa Portela Veloso | Revista Gaúcha de Enfermagem (ufrgs.br)

Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. (2009). Violência intrafamiliar e intimidação entre colegas no ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, 39(138), 995-1018. https://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742009000300015

Yorkey, Brian (Diretor). (2017). Os 13 porquês. Califórnia: Universal Studios.

Publicado

2022-11-02

Cómo citar

Nunes, S. da S., da Costa, B. R., & Moraes, B. Y. S. (2022). Opiniões de universitários/as sobre a série “Os 13 porquês”: prevenção do suicídio?. Psicologia Argumento, 40(111). https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.111.AO05