Estilos de liderança de professores: percepções de crianças com e sem problemas de comportamento.

Autores/as

  • Susan Bobato Stadler Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Ana Priscila Batista Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum39.108.AO10

Palabras clave:

estilos de liderança de professores, interação professor-aluno, problemas de comportamento, infância, Ensino Fundamental

Resumen

A escola é um contexto social importante para o desenvolvimento de crianças, assim como as práticas educativas de professores. Este estudo avaliou a percepção de crianças consideradas com e sem problemas de comportamento por seus professores acerca dos estilos de liderança dos mesmos. Para tal, contou com 59 crianças de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e 12 professores. Cada professor indicava quatro alunos, sendo duas crianças com problemas de comportamento (CPC) e duas sem problemas (SPC), e responderam, para cada uma, o instrumento Teacher's Report Form para confirmar a indicação. As crianças responderam ao Inventário de Estilos de Liderança de Professores. Os resultados mostraram que 55% do Grupo CPC e 60% do Grupo SPC identificaram seus professores como negligentes. Quanto ao controle coercitivo, 50% dos alunos de ambos os grupos classificaram como de frequência tendência a alto, 25% do Grupo CPC e 20% do Grupo SPC classificaram como alto.  Não foi encontrada nenhuma diferença estatisticamente significativas (P>0,05) entre os grupos. Conclui-se que o predomínio do estilo negligente relaciona-se a não sensibilidade de professores a diferentes repertórios, sendo capazes de identificar mas não de comportar-se de forma contingente e efetiva diante de crianças com e sem problemas de comportamento.

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Publicado

2022-02-11

Cómo citar

Stadler, S. B., & Batista, A. P. (2022). Estilos de liderança de professores: percepções de crianças com e sem problemas de comportamento. Psicologia Argumento, 40(108). https://doi.org/10.7213/psicolargum39.108.AO10

Número

Sección

Artigos