Habilidades sociais e situações interpessoais difíceis por estudantes universitários

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.113.AO01

Palabras clave:

habilidades sociais, universitários, relações interpessoais

Resumen

O desenvolvimento de habilidades sociais na educação superior tem sido uma questão abordada de maneira introdutória em termos de estudos e intervenções, haja vista que as ações pedagógicas não são planejadas para sua promoção. O objetivo do estudo foi identificar como calouros resolvem problemas em situações consideradas difíceis no ambiente acadêmico e como esta resolução se relaciona aos repertórios de habilidades sociais. Participaram 10 estudantes do curso de Psicologia de uma universidade pública do Rio de Janeiro, sendo cinco do sexo feminino e idades entre 19 e 23 anos (M= 24,97; DP= 5,04). Utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais e três situações interpessoais hipotéticas. Os dados mostraram resultados abaixo da média em Resolução de Problemas Sociais e bons escores no Inventário de Habilidades Sociais. Foi possível verificar que os calouros, em seu primeiro ano de graduação, sentem dificuldades, principalmente em Conversação e Desenvoltura Social e na Tomada de Decisões. Sugere-se que programas institucionais sejam oferecidos para propiciar melhor ambientação e adaptação dos alunos criando um clima mais motivador e confortável.

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Biografía del autor/a

Rebecca Sterchele, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicóloga graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Adriana Benevides Soares, Universidade Salgado de Oliveira e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular do programa de Pós-gradução em Psicologia (mestrado e doutorado) da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e professora Titular do Departamento de Cognição e Desenvolvimento e do programa de Pós-gradução em Psicologia Social (mestrado e doutorado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Paris XI, doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Paris XI (1995) e Pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos.

Marcia Cristina Monteiro, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular de Psicologia na graduação e pós-graduação na União Nacional das Instituições de Ensino de São Paulo (UNIESP), atua na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, na área de Psicologia Clínica e atuou como Psicóloga Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias.

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Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Sterchele, R., Benevides Soares, A., & Monteiro, M. C. (2023). Habilidades sociais e situações interpessoais difíceis por estudantes universitários. Psicologia Argumento, 41(113). https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.113.AO01