Estratégias de enfrentamento de estresse entre estudantes universitários brasileiros: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO14Palabras clave:
Adaptação Psicológica, Estudantes, Educação Superior, Brasil, Revisão Sistemática.Resumen
Estratégias de enfrentamento de estresse (ou coping) referem-se aos esforços cognitivos e comportamentais para gerenciar as demandas que são avaliadas pelo indivíduo como superiores aos seus recursos. O presente estudo consiste em uma revisão da literatura que buscou identificar quais (e de que forma) estratégias de enfrentamento têm sido utilizadas pelos estudantes universitários brasileiros. As buscas foram realizadas em dezembro de 2020 nas bases Periódicos CAPES, BVS, DOAJ e Scielo, utilizando os descritores coping ou enfrentamento e “estudantes universitários”. Treze estudos (11 empíricos e dois teóricos) foram selecionados e analisados em função das informações bibliométricas, definição do construto, aspectos metodológicos e principais resultados. A análise dos artigos apontou que: (a) 81.82% eram estudos exploratórios ou descritivos; (b) 45.45% dos estudos envolveram alunos de um único curso; (c) 36.36% utilizaram a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas; (d) estudantes que se utilizam das estratégias focadas no problema e no suporte social tendem a lidar melhor com o estresse, o que resulta em melhor adaptação acadêmica. O presente estudo sintetiza como as estratégias de enfrentamento dos estudantes universitários brasileiros têm sido estudadas na literatura científica e fornece informações que poderão ser utilizadas na elaboração de ações e/ou intervenções voltadas para o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento dessas estratégias por alunos do Ensino Superior.
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