Estratégias de enfrentamento de estresse entre estudantes universitários brasileiros: uma revisão da literatura

Autores/as

  • Joene Vieira-Santos Centro Universitário Adventista de São Paulo, Hortolândia, SP, Brasil.
  • Gabriela Mapeli da Silva Centro Universitário Adventista de São Paulo, Hortolândia, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO14

Palabras clave:

Adaptação Psicológica, Estudantes, Educação Superior, Brasil, Revisão Sistemática.

Resumen

Estratégias de enfrentamento de estresse (ou coping) referem-se aos esforços cognitivos e comportamentais para gerenciar as demandas que são avaliadas pelo indivíduo como superiores aos seus recursos. O presente estudo consiste em uma revisão da literatura que buscou identificar quais (e de que forma) estratégias de enfrentamento têm sido utilizadas pelos estudantes universitários brasileiros. As buscas foram realizadas em dezembro de 2020 nas bases Periódicos CAPES, BVS, DOAJ e Scielo, utilizando os descritores coping ou enfrentamento e “estudantes universitários”. Treze estudos (11 empíricos e dois teóricos) foram selecionados e analisados em função das informações bibliométricas, definição do construto, aspectos metodológicos e principais resultados. A análise dos artigos apontou que: (a) 81.82% eram estudos exploratórios ou descritivos; (b) 45.45% dos estudos envolveram alunos de um único curso; (c) 36.36% utilizaram a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas; (d) estudantes que se utilizam das estratégias focadas no problema e no suporte social tendem a lidar melhor com o estresse, o que resulta em melhor adaptação acadêmica. O presente estudo sintetiza como as estratégias de enfrentamento dos estudantes universitários brasileiros têm sido estudadas na literatura científica e fornece informações que poderão ser utilizadas na elaboração de ações e/ou intervenções voltadas para o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento dessas estratégias por alunos do Ensino Superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joene Vieira-Santos, Centro Universitário Adventista de São Paulo, Hortolândia, SP, Brasil.

Psicóloga, Doutora em Psicologia, Professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Hortolândia.

Gabriela Mapeli da Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo, Hortolândia, SP, Brasil

Graduando do curso de Psicologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Hortolândia.

Citas

Almeida, L. S. (2019). Ensino Superior: combinando exigências e apoios. In L. S. Almeida (Ed.), Estudantes do Ensino Superior: Desafios e oportunidades (pp. 17–33). Braga: ADIPSIEDUC.

Almojali, A. I., Almalki, S. A., Alothman, A. S., Masuadi, E. M., & Alaqeel, M. K. (2017). The prevalence and association of stress with sleep quality among medical students. Journal of Epidemiology and Global Health, 7(3), 169. https://doi.org/10.1016/j.jegh.2017.04.005

American Educational Research Association, American Psychological Association, & National Council on Measurement in Education. (2014). Standards for Educational and Psychological Testing. Washington, DC: American Educational Research Association.

Bardagi, M. P., & Hutz, C. S. (2011). Eventos estressores no contexto acadêmico: uma breve revisão da literatura brasileira. Interação Em Psicologia, 15(1), 111–119. https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.17085

Cardoso, J. V., Gomes, C. F. M., Junior, R. J. P., & Silva, D. A. da. (2019). Estresse em estudantes universitários: uma abordagem epidemiológica. Revista de Enfermagem UFPE on Line, 13(e241547). https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.241547

Carlotto, R. C., Teixeira, M. A. P., & Dias, A. C. G. (2015). Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários. Psico-USF, 20(3), 421–432. https://doi.org/10.1590/1413-82712015200305

Costa, A. B., & Zoltowski, A. P. C. (2014). Como escrever uma revisão sistemática da literatura. In S. H. Koller, M. C. P. P. Couto, & J. Von Hohendorff (Eds.), Manual de produção científica (pp. 55–70). Porto Alegre: Penso.

Dancey, C. P., & Reidy, J. (2013). Estatística sem matemática para psicologia (5a). Porto Alegre: Penso.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Competência social e habilidades sociais: manual teórico-prático. Petrópolis, RJ: Vozes.

Disconzi, C. M. D. G., Rodrigues, C. M. C., & Corso, K. B. (2018). Avaliação da propensão à Síndrome de Burnout em estudantes universitários e o uso das estratégias de enfrentamento. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, 9(3), 419–429. https://doi.org/10.18673/gs.v9i3.24249

Faro, A. (2015). Análise fatorial confirmatória das três versões da Perceived Stress Scale (PSS): um estudo populacional. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(1), 21–30. https://doi.org/10.1590/1678-7153.201528103

Faro, A., & Pereira, M. E. (2013). Estresse: revisão narrativa da evolução conceitual, perspetivas teóricas e metodológicas. Psicologia, Saúde & Doenças, 14(1), 78–100. Retrieved from http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862013000100006&lng=pt&tlng=es

Fleury, L. F. de O., Gomes, A. M. T., Rocha, J. C. C. C. da, Formiga, N. S., Souza, M. de M. T. e, Marques, S. C., & Bernardes, M. M. R. (2018). Religiosidade, estratégias de coping e satisfação com a vida: Verificação de um modelo de influência em estudantes universitários. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, 20(20), 51–57. https://doi.org/10.19131/rpesm.0226

Folkman, S., Lazarus, R. S., Gruen, R. J., & DeLongis, A. (1986). Appraisal, coping, health status, and psychological symptoms. Journal of Personality and Social Psychology, 50(3), 571–579. https://doi.org/10.1037/0022-3514.50.3.571

Freire, H. B. G., & Noriega, J. Á. V. (2014). Coping em estudantes universitários: relação com áreas do conhecimento. Psicologia Para América Latina, (21), 2–14. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4. ed.). São Paulo: Atlas.

Leppink, E. W., Odlaug, B. L., Lust, K., Christenson, G., & Grant, J. E. (2016). The Young and the Stressed. The Journal of Nervous and Mental Disease, 204(12), 931–938. https://doi.org/10.1097/NMD.0000000000000586

Luca, L., Porto Noronha, A. P., & Ferraresi Rodrigues Queluz, F. N. (2018). Relações entre estratégias de coping e adaptabilidade acadêmica em estudantes universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(2), 169–176. https://doi.org/10.26707/1984-7270/2019v19n2p169

Margis, R., Picon, P., Cosner, A. F., & Silveira, R. de O. (2003). Relação entre estressores, estresse e ansiedade. Revista de Psiquiatria Do Rio Grande Do Sul, 25(suppl 1), 65–74. https://doi.org/10.1590/S0101-81082003000400008

Martínez, I. M., Meneghel, I., & Peñalver, J. (2019). Does gender affect coping strategies leading to well-being and improved academic performance? Revista de Psicodidáctica (English Ed.), 24(2), 111–119. https://doi.org/10.1016/j.psicoe.2019.01.002

Mayhew, M. J., Rockenbach, A. N., Bowman, N. A., Seifert, T. A., Wolniak, G. C., Pascarella, E. T., & Terenzini, P. T. (2016). How college affects students: 21st century evidence that higher education works (Vol. 3). San Francisco, CA: Jossey-Bass.

Oliveira, C. T. de, Carlotto, R. C., Vasconcelos, S. J. L., & Dias, A. C. G. (2014). Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários brasileiros: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 15(2), 177–186. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902014000200008&lng=pt&tlng=pt

Oliveira, C. T. de, & Dias, A. C. G. (2017). Dificuldades e estratégias de enfrentamento de estudantes universitários com sintomas do TDAH. Psicologia: Teoria e Prática, 19(2), 269–280. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n2p264-275

Pereira, M. A. D., & Barbosa, M. A. (2013). Teaching strategies for coping with stress – the perceptions of medical students. BMC Medical Education, 13(1), 50. https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-50

Pereira, M. A. D., Barbosa, M. A., Rezende, J. C. de, & Damiano, R. F. (2015). Medical student stress: an elective course as a possibility of help. BMC Research Notes, 8(1), 430. https://doi.org/10.1186/s13104-015-1399-y

Santeiro, T. V., Yoshida, E. M. P., Peixoto, E. M., Rocha, G. M. A. da, & Zanini, D. S. (2016). Diferenças conceituais e empíricas entre eficácia adaptativa e coping. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 7(1), 02. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2016v7n1p02

Santos, Z. de A., & Soares, A. B. (2020). O impacto das habilidades sociais e das estratégias de enfrentamento na resolução de problemas em universitários de psicologia. Ciencias Psicológicas, 14(2), 1–14. https://doi.org/10.22235/cp.v14i2.2228

Seidl, E. M. F., Tróccoli, B. T., & Zannon, C. M. L. da C. (2001). Análise fatorial de uma medida de estratégias de enfrentamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 17(3), 225–234. https://doi.org/10.1590/S0102-37722001000300004

Soares, A. B., Monteiro, M. C., Souza, M. S. de, Maia, F. A., Medeiros, H. C. P., & Barros, R. de S. N. (2019). Situações interpessoais difíceis: relações entre habilidades sociais e coping na adaptação acadêmica. Psicologia: Ciência e Profissão, 39(e183912), 1–13. https://doi.org/10.1590/1982-3703003183912

Thomas, C. L., Cassady, J. C., & Heller, M. L. (2017). The influence of emotional intelligence, cognitive test anxiety, and coping strategies on undergraduate academic performance. Learning and Individual Differences, 55, 40–48. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2017.03.001

Publicado

2022-01-21

Cómo citar

Vieira-Santos, J., & Silva, G. M. da. (2022). Estratégias de enfrentamento de estresse entre estudantes universitários brasileiros: uma revisão da literatura. Psicologia Argumento, 40(108). https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO14

Número

Sección

Revisão