Relação entre empregabilidade e habilidades sociais na Rede Federal de Educação Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO07Palabras clave:
empregabilidade, habilidades sociais, capacitação profissional.Resumen
O mercado de trabalho conectado, integrado e tecnológico impulsiona a busca pelo desenvolvimento de habilidades sociais para o trabalho e o potencial de empregabilidade. Nesse contexto, o objetivo é avaliar a existência de correlação entre Habilidades Sociais e Empregabilidade. A abordagem utilizada na pesquisa foi quantitativa com a análise de correlação entre as variáveis. Participaram da amostra, 260 estudantes de uma Instituição de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Os resultados evidenciam que existe uma correlação positiva entre o repertório Habilidades Sociais e as subescalas de Empregabilidade para a amostra geral e amostra estratificada em sexo masculino, curso superior e estudantes não trabalhadores. Destaca-se que em todas as correlações a subescala ‘otimismo’ está associada ao reportório de Habilidades Sociais. Outras correlações foram verificadas como ‘eficácia de busca’, ‘enfrentamento de dificuldades’, ‘responsabilidade’ e ‘decisão com o repertório de habilidades sociais’. Esses resultados possibilitam que diferentes instituições de ensino proponham ações voltadas para desenvolvimento de Habilidades Sociais e Empregabilidades de seus estudantes. Por fim, são apresentadas as limitações da pesquisa e sugestões para futuros trabalhos.
Descargas
Citas
Araújo, E. A. S., Ribeiro, M. J. F. X., Rodrigues, M. S., & Rubio, J. M. L. (2015). Habilidades sociais e empreendedorismo. In Z. A. P. Del Prette, A. B. Soares, C. S. Pereira-Guizzo, M. F. Wagner & V. B. R. Leme (Org.), Habilidades sociais: Diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e prática (pp. 415-444). Novo Hamburgo: Synopsys.
Bauth, M. F., Rios, A. C., Lima, D. C., & Resende, K. I. D. S. de. (2019). Avaliação das habilidades sociais de universitários ingressantes e concluintes. Contextos Clínicos, 12(1), 104-123. doi: 10.4013/ctc.2019.121.05
Campos, K. C. L. (2010). Escala de empregabilidade: Manual técnico. São Paulo, SP: Vetor.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (1999). Psicologia das habilidades sociais: Terapia e educação. Petrópolis: Editora Vozes.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001). Inventário de habilidades sociais: Manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2018). Inventário de habilidades sociais: Manual de aplicação, apuração e interpretação (2ª ed.). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Deming, D. J. (2017). The growing importance of social skills in the labor market. The Quarterly Journal of Economics, 132(4), 1593-1640. doi: 10.3386/w21473
Fávero, L. P. L., Belfiore, P. P., Silva, F. L. da, & Chan, B. L. (2009). Análise de dados: Modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier.
Fonzar, A. Q., & Marcantonio, M. S. (2014). Empregabilidade: O networking como diferencial competitivo e a percepção dos jovens universitários. FFBusiness, 12(14), 125-139. Recuperado de http://fbuni.edu.br/sites/default/files/artigos_ffbbusiness/artigo_3_20142.pdf
Leite-salgueiro, C. D. B, Caldas, M. T., & Nunes, F. C. M. C. (2018). Análise das habilidades sociais em um grupo de estudantes universitários: Bom repertório e desempenho socialmente competente. Educação em Debate, 40(75), 76-89. Recuperado de http://www.periodicosfaced.ufc.br/index.php/educacaoemdebate/article/view/553/346
Lopes, D. C., Dascanio, D., Ferreira, B. C., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2017). Treinamento de habilidades sociais: Avaliação de um programa de desenvolvimento interpessoal profissional para universitários de ciências exatas. Interação em Psicologia, 21(1). doi: 10.5380/psi.v21i1.36210
Pereira, A. S. (2015). Avaliação das habilidades sociais e suas relações com fatores de risco e proteção em jovens adultos brasileiros (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.
Pereira-Guizzo, C. D. S., Del Prette, A., Del Prette, Z. A. P., & Leme, V. B. R. (2018). Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho. Psicologia Escolar e Educacional, 22(3), 573-581. doi: 10.1590/2175-35392018035449
Ribeiro, J. E. M., & Siqueira, A. M. O. (2018). Fatores que influenciam a empregabilidade de recém formados no ambiente de trabalho. In XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Salvador, BA: ABENGE.
Rolim, K. I., Haack, K. R., Lahm-Vieira, C. R., Jacoby, A. R., & Krug, J. S. (2011). Habilidades sociais de desempregados de uma região de indústria coureiro-calçadista. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 11(2), 403-422. doi: 10.12957/epp.2011.8381
Rueda, F. J. M., Martins, L. J., & Campos, K. C. L. (2004). Empregabilidade: O que os alunos universitários entendem sobre isto? Revista Psicologia-Teoria e Prática, 6(2), 63-73. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v6n2/v6n2a06.pdf
Silva, B. X. F., Carolina Neto, V., & Gritti, N. H. S. (2020). Soft skills: Rumo ao sucesso no mundo profissional. Revista Interface Tecnológica, 17(1), 829-842. doi: 10.31510/infa.v17i1.797
Silva, L. G., Chequer, S. S. I., Medina, T. F., & Castro, N. R. (2017). Empregabilidade e habilidades sociais: Estudo exploratório. Revista Científica Univiçosa, 9(1), 551-556. Recuperado de https://academico.univicosa.com.br/revista/index.php/RevistaSimpac/article/download/876/987
Varela, J. H. S., Castro, A. B. C., Brito, L. M. P., Silva, P. M. M., & Silva, A. W. P. (2018). Habilidades sociais no contexto da psicologia organizacional e do trabalho. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 12(40), 764-783. doi: 10.14295/idonline.v12i40.1013
Zaparoli, R. M. (2010, 18 de maio). Empregabilidade e mercado de trabalho. JM Online. Recuperado de http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,22,ARTICULISTAS,27530.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Editora Universitária Champagnat
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.