Relação entre empregabilidade e habilidades sociais na Rede Federal de Educação Tecnológica

Autores/as

  • Ana Carolina Lara Bolsista do Programa de Iniciação Científica do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei
  • Tássia Caroline Teixeira Godoi Estudante voluntária do Programa de Iniciação Científica Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei.
  • Esther de Matos Ireno Marques Professor EBTT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei
  • Roselne Santarosa de Sousa Psicóloga Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-rei
  • Leandro Eduardo Vieira Barros Professor EBTT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO07

Palabras clave:

empregabilidade, habilidades sociais, capacitação profissional.

Resumen

O mercado de trabalho conectado, integrado e tecnológico impulsiona a busca pelo desenvolvimento de habilidades sociais para o trabalho e o potencial de empregabilidade. Nesse contexto, o objetivo é avaliar a existência de correlação entre Habilidades Sociais e Empregabilidade. A abordagem utilizada na pesquisa foi quantitativa com a análise de correlação entre as variáveis. Participaram da amostra, 260 estudantes de uma Instituição de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Os resultados evidenciam que existe uma correlação positiva entre o repertório Habilidades Sociais e as subescalas de Empregabilidade para a amostra geral e amostra estratificada em sexo masculino, curso superior e estudantes não trabalhadores. Destaca-se que em todas as correlações a subescala ‘otimismo’ está associada ao reportório de Habilidades Sociais. Outras correlações foram verificadas como ‘eficácia de busca’, ‘enfrentamento de dificuldades’, ‘responsabilidade’ e ‘decisão com o repertório de habilidades sociais’. Esses resultados possibilitam que diferentes instituições de ensino proponham ações voltadas para desenvolvimento de Habilidades Sociais e Empregabilidades de seus estudantes. Por fim, são apresentadas as limitações da pesquisa e sugestões para futuros trabalhos.  

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Biografía del autor/a

Ana Carolina Lara, Bolsista do Programa de Iniciação Científica do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei

Graduada em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei.

Pós-Graduação Stricto Sensu em Qualidade de Vida nas Organizações pelo Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei (em andamento).

 

Tássia Caroline Teixeira Godoi, Estudante voluntária do Programa de Iniciação Científica Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei.

Graduada em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei.

Gestora de Carreira.

Esther de Matos Ireno Marques, Professor EBTT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2002) e mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007). Atuou como professora e supervisora de estágios no Curso de Psicologia do CES/JF (2007-2012) e também na UNIPAC-Barbacena (2007-20015). Tem experiência como coordenadora de curso (UNIPAC-Barbacena, 2011-2015). Atualmente é professora de EBTT no IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei. Temas de interesse: Analise do Comportamento, Metodologia de Pesquisa, Habilidades Sociais; Escolha profissional; Planejamento de Carreira; Inserção no mercado de trabalho; Relações Interpessoais no trabalho; Comportamento organizacional, Formação Profissional.

Roselne Santarosa de Sousa, Psicóloga Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-rei

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2009) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2012). Atua de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar/Educacional no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del-Rei

 

Leandro Eduardo Vieira Barros, Professor EBTT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João Del Rei

Doutor Administração (Organizações, Gestão e Sociedade) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Mestre em Administração (Gestão de Pessoas) pela Faculdade Novos Horizontes (2011). Possui MBA em Gestão de Pessoas (2008) e graduação em Ciências Contábeis (2006). Professor dedicação exclusiva do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João del-Rei. 

Citas

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Publicado

2021-12-17

Cómo citar

Lara, A. C., Godoi, T. C. T., Marques, E. de M. I., Sousa, R. S. de, & Barros, L. E. V. (2021). Relação entre empregabilidade e habilidades sociais na Rede Federal de Educação Tecnológica. Psicologia Argumento, 39(107), 1137–1162. https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO07

Número

Sección

Artigos