A presença dos estudos pós-coloniais e decoloniais na pós-graduação em psicologia no Brasil

Autores/as

  • Magda Dimenstein Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN
  • Gabriel Nascimento Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN
  • Candida Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN
  • Jader Leite Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN
  • Joao Paulo Macedo Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDPAR

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.39.105.AO14

Palabras clave:

psicologia, pós-graduação, pensamento decolonial

Resumen

Investigou-se a emergência da crítica decolonial na Pós-Graduação em Psicologia no Brasil, através de uma revisão integrativa de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas em programas stricto sensu de pós-graduação em Psicologia. A busca ocorreu no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e resultou em 42 trabalhos. Observou-se a recenticidade dessa discussão na pós-graduação nacional em psicologia. Há destaque para o caráter colonial da Psicologia enquanto ciência e profissão que, marcado pelo universalismo, objetivismo e etnocentrismo euro-americano, produz efeitos na produção de conhecimento e nas práticas profissionais a partir da invisibilização de problemáticas e populações que sofrem os efeitos da colonialidade e da subalternização de seus saberes.

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Publicado

2021-09-15

Cómo citar

Dimenstein, M., Nascimento Silva, G., Dantas, C., Leite, J., & Macedo, J. P. (2021). A presença dos estudos pós-coloniais e decoloniais na pós-graduação em psicologia no Brasil. Psicologia Argumento, 39(105), 689–713. https://doi.org/10.7213/psicolargum.39.105.AO14

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