Formação, contexto, instrumentos e prática profissional de psicólogos em avaliação psicológica
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum39.105.AO03Palabras clave:
atuação do psicólogo, avaliação, formação profissional, testes psicológicos.Resumen
O objetivo desta pesquisa foi de investigar aspectos relacionados à formação específica em avaliação psicológica, contexto de atuação, principais instrumentos utilizados e realização das etapas do processo avaliativo. Participaram deste estudo 41 psicólogos, 87,80% do sexo feminino, com idades entre 22 e 59 anos (M=30,55; DP=7,69), que atuam profissionalmente no Estado do Ceará. Os resultados apontaram que 70,73% dos profissionais não realizam possuem formação específica em avaliação psicológica. Os contextos de maior atuação profissional foram Psicologia Clínica (29,27%), Saúde/Hospitalar (24,38%). Os recursos mais utilizados na realização de avaliação foram: entrevistas (51,22%), teste House-Tree-Person (34,15%) e Teste Palográfico (31,71%). Constatou-se que ainda existem profissionais que compreendem a avalição psicológica como aplicação restrita de testes e que a maioria não realiza todas as etapas do processe avaliativo. Desse modo, esta pesquisa evidencia problemáticas quanto à formação inadequada e falhas metodológicas no exercício profissional.
Descargas
Citas
Alves, I. B., & Esteves, C (2009). O teste palográfico na avaliação da personalidade. São Paulo, SP: Vetor.
Ambiel, R. A. M., Zuanazzi, A. C., Sette, C. P., Costa, A. R. L., & Cunha, F. A. (2019). Análise de ementas de disciplinas de avaliação psicológica: Novos tempos, velhas questões. Avaliação Psicológica, 18(1), 21-30. doi: 10.15689/ap.2019.1801.15229.03
Andrade, J. M., & Valentini, F. (2018). Diretrizes para a construção de testes psicológicos: A Resolução CFP n° 009/2018 em destaque. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 28-39. doi: 10.1590/1982-3703000208890
Brasil. (1962). Lei No 4.119, de 27 de Agosto de 1962. Brasília. Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4119-27-agosto-1962-353841-publicacaooriginal-1-pl.html
Buck, J. N. (2003). HTP - Casa-árvore-pessoa, técnica projetiva de desenho: Manual e guia de interpretação. São Paulo, SP: Vetor.
Conselho Federal de Psicologia - CFP. (2005). Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília, DF: Autor
Conselho Federal de Psicologia – CFP (2009). Resolução CFP nº 001/2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. Recuperado de https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2009/04/resolucao2009_01.pdf
Conselho Federal de Psicologia – CFP (2018). Resolução CFP nº 009/2018. Estabelece diretrizes para a realização de avaliação psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Recuperado de http://satepsi.cfp.org.br/docs/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n%C2%BA-09-2018-com-anexo.pdf
Dias-Viana, J. L (no prelo). Psicología para América Latina.
Flores, C. A. (2014). Avaliação psicológica para cirurgia bariátrica: Práticas atuais. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva, 27(1), 59-62. doi: 10.1590/s0102-6720201400s100015
Freitas, F. A., & Noronha, A. P. P. (2005). Clínica-escola: Levantamento de instrumento utilizados no processo psicodiagnóstico. Psicologia Escolar e Educacional, 9(1), 87-93. doi: 10.1590/S1413-85572005000100008
Frizzo, N. P. (2004). Infrações éticas, formação e exercício profissional em psicologia (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina). Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87647
Gouveia, V. V. (2018). Formação em avaliação psicológica: Situação, desafios e diretrizes. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 74-86. doi: 10.1590/1982-3703000208641
Justino, Y., Barbosa, A. P. S., & Pimentel, F. (2017). Psychological assessment submission to bariatric surgery under a table of behavioral approach. Psicologia, Saúde & Doenças, 18(2), 335-347. https://dx.doi.org/10.15309/17psd180205
Mendes, L. S., Nakano, T. C., Silva, I. B., & Sampaio, M. H. L. (2013). Conceitos de avaliação psicológica: Conhecimento de estudantes e profissionais. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(2), 428-445. doi: 10.1590/S1414-98932013000200013
Miguel, F. K (2017). Padronização e interpretação dos resultados. In M. R. C. Lins & J. C. Borsa (Eds.), Avaliação Psicológica: Aspectos teóricos e práticos (pp. 126-136). Rio de Janeiro: Vozes.
Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. (2011, 16 mar.). Resolução nº 5, de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 19. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7692rces005-11-pdf&category_slug=marco-2011pdf&Itemid=30192
Noronha, A. P. P. (2002). Os problemas mais graves e mais frequentes no uso dos testes psicológicos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(1), 135-142. doi: 10.1590/S0102-79722002000100015
Noronha, A. P. P., & Reppold, C. T. (2010). Considerações sobre a avaliação psicológica no Brasil. Psicologia Ciência e Profissão, 30 (n. esp),192-201. doi:10.1590/S141498932010000500009
Padilha, S., Noronha, A. P. P., & Fagan, C. Z. (2007). Instrumentos de avaliação psicológica: Uso e parecer de psicólogos. Avaliação Psicológica, 6(1), 69-76.
Palla, A. C. F., Alencar, A. K. S., Almeida, H. B., Rocha, M. S., & Orsini, M. R. C. A. (2013). Uma proposta de psicodiagnóstico no contexto de cirurgia bariátrica. Encontro Revista de Psicologia, 16(24), 83-94. Recuperado de https://revista.pgsskroton.com/index.php/renc/article/view/2457
Reppold, C. S., & Gurgel, L. G. (2015). O papel do teste na avaliação psicológica. In C. S. Hutz, D. S. Bandeira & C. M. Trentini (Eds.), Psicometria (pp. 147-164). Porto Alegre, RS: Artmed.
Reppold, C. T., Serafini, A. J., Ramires, D. A., & Gurgel, L. G. (2017). Análise dos manuais psicológicos aprovados pelo SATEPSI para avaliação de crianças e adolescentes no Brasil. Avaliação. Psicológica, 16 (1), 19-28. doi: 10.15689/ap.2017.1601.03
Reppold, C. T., Zanini, D. S., Noronha, A. P. P. (2019). O que é Avaliação Psicológica? In M. N. Baptista M. N. Baptista, M. Muniz, C. T. Reppold, C. H. S. S. Nunes, L. F. Carvalho, R. Primi, A. P. P. Noronha, A. G. Seabra, S. M. Wechsler, C. S. Hutz, & L. Pasquali. (Eds), Compêndio de avaliação psicológica (pp. 15-28). Rio de Janeiro: Vozes.
Rueda, F. J. M., & Zanini, D. S. (2018). O que muda com a Resolução CFP n° 09/2018? Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 16-27. doi: 10.1590/1982-3703000208893
Siqueira, I. L. M., & Oliveira, M. A. C. (2011). O processo de avaliação psicológica. In Conselho Federal de Psicologia, Ano da Avaliação Psicológica: Textos geradores (pp. 43-48). Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.
Zaia, P., Oliveira, K. da S., & Nakano, T. C. (2018). Análise dos processos éticos publicados no jornal do Conselho Federal de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(1), 8-21. doi: 10.1590/1982-3703003532016
Zacharias, J. J. M. (2003). Questionário de Avaliação Tipológica. São Paulo, SP: Vetor.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.