Formação, contexto, instrumentos e prática profissional de psicólogos em avaliação psicológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum39.105.AO03

Palabras clave:

atuação do psicólogo, avaliação, formação profissional, testes psicológicos.

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi de investigar aspectos relacionados à formação específica em avaliação psicológica, contexto de atuação, principais instrumentos utilizados e realização das etapas do processo avaliativo. Participaram deste estudo 41 psicólogos, 87,80% do sexo feminino, com idades entre 22 e 59 anos (M=30,55; DP=7,69), que atuam profissionalmente no Estado do Ceará. Os resultados apontaram que 70,73% dos profissionais não realizam possuem formação específica em avaliação psicológica. Os contextos de maior atuação profissional foram Psicologia Clínica (29,27%), Saúde/Hospitalar (24,38%). Os recursos mais utilizados na realização de avaliação foram: entrevistas (51,22%), teste House-Tree-Person (34,15%) e Teste Palográfico (31,71%). Constatou-se que ainda existem profissionais que compreendem a avalição psicológica como aplicação restrita de testes e que a maioria não realiza todas as etapas do processe avaliativo. Desse modo, esta pesquisa evidencia problemáticas quanto à formação inadequada e falhas metodológicas no exercício profissional.

 

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Biografía del autor/a

João Lucas Dias-Viana, Universidade São Francisco

Doutorando e Meste em Psicologia pela Universidade São Francisco. Psicólogo pela Universidade Estadual do Ceará.

Thicianne Malheiros da Costa, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, mestre e doutoranda pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2021-09-15

Cómo citar

Dias-Viana, J. L., & da Costa, T. M. (2021). Formação, contexto, instrumentos e prática profissional de psicólogos em avaliação psicológica. Psicologia Argumento, 39(105), 408–429. https://doi.org/10.7213/psicolargum39.105.AO03

Número

Sección

Artigos