Personalidades autoritárias e preconceitos: relações

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO09

Palabras clave:

preconceito, personalidade, autoritarismo

Resumen

Para verificar se há distinções entre preconceitos dirigidos a diversos alvos, e se tipos distintos de personalidade autoritária se associam de formas diferentes com esses tipos de preconceitos, aplicou-se a 161 estudantes de universidade pública paulista duas escalas: Escala de Fascismo (Escala F) e Escala de Manifestação de Preconceitos; a Escala F foi dividida em duas subescalas; uma delas verificou tendências sadomasoquistas, a outra mensurou um tipo de personalidade com um ego mais frágil. Os resultados de análise fatorial com os itens da Escala de manifestação de preconceitos indicaram quatro fatores, cada um com um alvo específico. O sadomasoquista teve relação maior com o preconceito contra pessoas consideradas desviantes e ambos os tipos de personalidade se associaram igualmente com o preconceito contra pessoas com deficiência e contra indivíduos de outras etnias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Abromeit, J. (2017). A Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e a persistência do populismo autoritário nos Estados Unidos. Cadernos De Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade, 22(1), 13-38. https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v22i1p13-38

Adorno, T.W. (1969). Los tabus sexuales y el derecho hoy. Em Adorno, T.W. Intervenciones: nueve modelos de critica. Caracas, Monte Avila, 91-115. (Original publicado em1963)

Adorno, T.W. (1995) Educação após Auschwitz. Em Adorno, T.W. Educação e Emancipação. (W. Leo Maar, Trad.) Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. P. 119-138. (Original publicado em 1967)

Adorno, T. W. (2015). Sobre a relação entre sociologia e psicologia. Em Adorno, T. W. Ensaios sobre psicologia geral e psicanálise. (V.Freitas, Trad.), pp. 71-135. São Paulo, SP: Editora Unesp. (Original publicado em 1955).

Adorno, T.W. (2019). Estudos sobre a Personalidade Autoritária.(F.L.T. Correa, V.F. da Costa, C. H. Pissardo, Trads.) São Paulo: Editora da Unesp, 2019. (Original publicado em 1975).

Adorno, T.W., Frenkel-Brunswik, E.; Levison, D.J.; & Sanford, R.N.(1950) The authoritarian personality. New York: Harper and Row.

Antunes, D.C. (2016). Tolerância e democracia hoje: o discurso de deputados em defesa da posição conservadora. Psicologia & Sociedade, 28(1), 3- 13. https://doi.org/10.1590/1807-03102015v28n1p003

Bettelheim,B., & Janowitz, M. (1950) Dinamics of prejudice. New York: Harper and Brothers.

Carnio, M.P., & Neves, M.C.D. (2019). O projeto Escola ‘sem partido’ como uma falsa projeção do campo educacional. Dossiê Temático: Teoria Crítica e Contemporaneidade 3(1) https://doi.org/10.30905/ded.v3i1.131

Colombaroli, A. (2020). Medo e apoio ao autoritarismo na contemporaneidade. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, 17, 01-18. doi:https://doi.org/10.5007/1807-1384.2020.e61236

Costa, A. B., Bandeira, D. Ruschel, & Nardi, H. C.. (2015). Avaliação do preconceito contra diversidade sexual e de gênero: construção de um instrumento. Estudos de Psicologia (Campinas), 32(2), 163-172. https://doi.org/10.1590/0103- 166X2015000200002

Costa, T.V.de A., Lourenço, M.P.C., Otoni, G.H.S., Santos, F.P, & Vidala, C.E,L.(2018) Preconceito, relações familiares e práticas de saúde em profissionais do sexo: uma abordagem qualitativa. Revista Médica de Minas Gerais, 28(4). https://www.doi.org/10.5935/2238-3182.20180025

Crochick, J. L.(2019) Preconceito e bullying: marcas da regressão psíquica socialmente induzida. Psicol. USP, 2019, vol.30. https://doi.org/10.1590/0103-6564e190006

Crochík, J.L.; Kohastu, L. N. ; Dias, M. A. ; Freller, C. C. ; Casco, R. (2013) . Inclusão e Discriminação na Educação Escolar. 1. ed. Campinas: Alínea Editora .

Crochík, J.L.; Freller,C.C. (Org.) ; Dias, M. A. (Org.) ; Casco, R. (Org.) ; Meneses,B.M. (Org.) ; Pedrossian, D. R. S. (Org.) ; Silva, P. F. (Org.) . Preconceito e Educação Inclusiva. 1. ed. Brasilia: Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, 2012.

Crochík, José Leon, Silva, Pedro Fernando da, Lourenço, Arlindo da Silva, Freller, Cíntia Copit, & França, Fátima. (2019). Componentes psíquicos das ideologias no mundo administrado. Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia, 12(1), 79- 95. https://dx.doi.org/10.36298/gerais2019120107

Freud, S. (2011). Mal-estar na civilização e outros trabalhos. (P. C. Souza, Trad.) São Paulo: Cia. das Letras. (Original publicado em 1930).

Gomide, A. P. de Ávila. (2018). A Fita Branca e o caráter autoritário: contribuição da teoria crítica da sociedade. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 32(66). https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-06

Horkheimer, M., & Adorno, T.W. (1973). Temas básicos da sociologia. (A.Cabral, Trad.). São Paulo: Cultrix, 1973. (Original publicado em 1956).

Horkheimer, M., & Adorno, T.W. (1985). Dialética do esclarecimento. (G. de Almeida, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 1985. (Original publicado em 1947).

Lima, M.E.O. (2020). Psicologia social do preconceito e do racismo. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda.

Lima, R. S. de; Jannuzzi, P. M.; Moura Junior, J. F., & Segundo, D. S. de A. (2020). Medo da violência e adesão ao autoritarismo no Brasil: proposta metodológica e resultados em 2017. Opinião Pública, 26(1), 34-65. Epub May 18, 2020. https://doi.org/10.1590/1807-0191202026134

Marcuse, H. (1981) Eros e civilização. Rio de Janeiro: Zahar.(Original publicado em 1956)

Ribeiro, Ednaldo Aparecido, & Borba, Julian. (2016). Personalidade e protesto político na América Latina: bases psicossociais da contestação. Sociedade e Estado, 31(2), 373- 402. https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000200005

Rosa, C.M.T.(2018) Breve reflexão: educação, autoritarismo e violência sob a análise da teoria crítica frankfurtiana Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 515-528, maio/ago. https://dx.doi.org/10.5216/ia.v43252493

Silva, A.T.T. da, Bittencourt, C.A.C. (2019) Os traços fascistas por trás do preconceito, violência e bullying na escola. Dossiê Temático: Teoria Crítica e Contemporaneidade 3(1) https://doi.org/10.30905/ded.v3i1.122

Tombolato, M. A., Maia, A.C., Uziel, A. P., & Santos, M.A. dos. (2018). Prejudice and discrimination in the everyday life of same-sex couples raising children. Estudos de Psicologia (Campinas), 35(1), 111-122. https://dx.doi.org/10.1590/1982- 02752018000100011

Publicado

2021-12-17

Cómo citar

Crochík, J. L. (2021). Personalidades autoritárias e preconceitos: relações. Psicologia Argumento, 39(107), 1181–1198. https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO09

Número

Sección

Artigos