INDICATIVOS DE BURNOUT E ESTRATÉGIAS DE COPING DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum39.105.AO06

Palabras clave:

Educação, Psicologia, Comportamento.

Resumen

Este estudo transversal investigou os indicativos de burnout e as estratégias de coping de 200 professores de uma universidade federal. Os instrumentos foram o Questionário para avaliação da Síndrome do Burnout no trabalho e a Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas. A análise dos dados foi conduzida por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e correlação de Spearman (p<0,05). As mulheres apresentaram mais desgaste psíquico e culpa, utilizaram mais estratégias voltadas para o problema e buscaram mais apoio social e práticas religiosas para enfrentamento das adversidades do que os homens. Os professores de Programas de Pós-Graduação apresentaram maior “ilusão para o trabalho”. Os docentes da área da saúde utilizam mais estratégias relacionadas às práticas religiosas do que os docentes dos cursos de sociais/humanas, e buscam mais suporte social do que os docentes de exatas e sociais/humanas. As correlações significativas encontradas foram: ilusão pelo trabalho com focalização no problema (r = 0,44), busca de práticas religiosas (r = 0,22) e busca de suporte social (r = 0,31); desgaste psíquico com focalização no problema (r = -0,28) e focalização na emoção (r = 0,31); indolência com focalização no problema (r = -0,24) e focalização na emoção (r = 0,37); culpa com focalização no problema (r = -0,26) e focalização na emoção (r = 0,53). Concluiu-se que as professoras apresentam maiores indicativos de Burnout quando comparados com os homens, mas as professoras e docentes da área de saúde apresentam maiores estratégias de enfrentamento quando comparado aos seus pares. Além disso, os professores de pós-graduação apresentam maiores indicativos de Burnout.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Antoniou, A., Ploumpi, A. & Ntalla, M. (2013). Occupational stress and professional burnout in teachers of primary and secondary education: the role of coping strategies. Psychology, 4(3), 349-355. doi: 10.4236/psych.2013.43A051

Araújo, L. M. N., Rodrigues, C. C. F. M., Dantas, M. S. P.. Santos, N. P., Alves, K. Y. A., & Santos, V. E. P. (2016). Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde. Cuidado é Fundamental, 8(4), 4956-4964.

Batista, J. B. V., Carlotto, M. S., Coutinho, A. S., & Augusto, L. G. S. (2010). Prevalência da Síndrome de Burnout e fatores sociodemográficos e laborais em professores de escolas municipais da cidade de João Pessoa, PB. Revista Brasileira de Epidemiologia, 13,502-512.

Baptista, M. N., Soares, T. F. P., Raad, A. J., & Santos, L. M. (2019). Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 19(1), 564-570. doi: 10.17652/rpot/2019.1.15417

Borba, B. M. R., Diehl, L., Santos, A. S., Monteiro, J. K., & Marin, A. H. (2015). Síndrome do burnout em professores: estudo comparativo entre o ensino público e privado. Psicologia Argumento, 33(80), 270-281.

Braun, A. C., & Carlotto, M. S. (2014). Síndrome de Burnout: estudo comparativo entre professores do ensino especial e do ensino regular. Psicologia Escolar e Educacional, 18(1), 125-133.

Carlotto, M. S. Síndrome de Burnout e satisfação no trabalho: um estudo com professores universitários. In: Pereira, A. M. T. B. Burnout: Quando o trabalho

ameaça o bem-estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. p. 187-212.

Carlotto, M. S. (2014). Prevenção da síndrome de burnout em professores: um relato de experiência. Mudanças – Psicologia da Saúde, 22(1), 31-39.

Carlotto, M. S., Braun, A. C., Rodriguez, S. Y. S., & Diehl, L. (2014). Burnout em professores: diferença e analise de gênero. Contextos Clínicos, 7 (1), 86-93.

Codo, W., & Vasques-Menezes, I. (1999). O que é burnout? Em W. Codo (Org.), Educação: Carinho e trabalho (pp. 237-255). Rio de Janeiro: Vozes.

Dalagasperina, P., & Monteiro, J. K. (2014). Preditores da síndrome de burnout em docentes do ensino privado. Psico-USF [online]. 2014, 19(2), 263-275. doi: 10.1590/1413-82712014019002011.

Dalcin, L. & Carlotto, M. S. (2017). Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa. Psicologia em Revista, 23(2), 745-771.

Dalcin, L. & Carlotto, M. S. (2018). Avaliação de efeito de uma intervenção para a Síndrome de Burnout em professors. Psicologia Escolar e Educacional, 22(1), 141-150.

Day, A., & Leiter, M.P. (2014). The good and bad of working relationships: implications for burnout. In M.P. Leiter, M.P., A.B. Bakker, & C. Maslach. (Eds.). Burnout at Work: A Psychological perspective (pp. 56-79). London: Psychology Press.

Diehl, L., & Carlotto, M. S. (2015). Síndrome de Burnout: indicadores para a construção de um diagnóstico. Psicologia Clínica, 27(2), 161-179. Recuperado http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652015000200009&lng=pt&tlng=pt.

Diehl, L., & Marin, A. H. (2016). Adoecimento mental de professores brasileiros: revisão sistemática de literatura. Estudos interdisciplinares em Psicologia, 7(2), 64-85. doi: 10.5433/2236-6407.2016v7n2p64

Gil-Monte PR. (2005). Factorial validity of the Maslach Burnout Inventory (MBI-HSS) among Spanish professionals. Rev Saude Publica. 2005, 39(1), 1-8. doi:10.1590/S0034-89102005000100001

Gil-Monte, P. R. (2011). CESQT. Cuestionario para la Evaluación Del Síndrome de Quemarse por el Trabajo [SBI. Spanish Burnout Inventory]. Madrid, Spain: TEA.

Gil-Monte, P. R., Carlotto, M. S., & Câmara, S. G. (2010). Validação da versão brasileira do "Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo" em professores. Revista de Saúde Pública, 44(1), 140-147. doi: 10.1590/S0034-89102010000100015

Gomes, A. R., Oliveira, S., Esteves, A., Alvelos, M., & Afonso, J. (2013). Stress, avaliação cognitiva e burnout: um estudo com professores do ensino superior. Revista Sul-Americana de Psicologia, 1(1), 1-20.

Gresham FM. (2011). Análise do comportamento aplicada às habilidades sociais. In: Del Prette A, Del Prette ZAP, organizadores. Psicologia das habilidades sociais: diversidade teórica e suas implicações. 2ª ed. Petrópolis: Vozes. p.17-66.

Gustafsson, H., Hill, A. P., Stenling, A., & Wagnsson, S. (2015). Profiles of perfectionism, parental climate, and burnout among competitive junior athletes. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, 26(10), 1256–1264. doi:10.1111/sms.12553

Hair, J. F., Risher, J. J., Sarstedt, M., & Ringle, C. M. (2019). When to use and how to report the results of PLS-SEM. European Business Review, 31(1), 2-24.

Holmes, E. S., Santos, S., Almeida, A. F., Candeia, R. M. S., Chaves, L. M. R., Oliveira, A. C., ... Nascimento, J. (2017). Prevalence Of Burnout Syndrome And Factors Associated With University Teachers. International Archives Of Medicine, 10(49), 1-8. doi:10.3823/2319

Jacomini, M., Alves, T., & Camargo, R. B. (2016). Remuneração Docente: Desafios para o Monitoramento da Valorização dos Professores Brasileiros no Contexto da Meta 17 do Plano Nacional de Educação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 24(73). 1-33.

Khamisa, N., Oldenburg, B., Peltzer, K., & Ilic, D. (2015). Work Related Stress, Burnout, Job Satisfaction and General Health of Nurses. International Journal of Environmental Research and Public Health, 12(1), 652–666. doi:10.3390/ijerph120100652

Kucuksileymanoglu, R. (2011). Burnout syndrome in levels of teachers in special education school in Turkey. International Journal of Special Education, 26(1).

Lazarus, R. S. (1993). Coping theory and research: Past, present, and future. Psych Med, 55: 234-247.

Leite, N. M. B. (2007). Síndrome de Burnout e relações sociais no trabalho: um estudo com professores da educação básica. 168 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília, Brasília.

Leiter, M.P.; Maslach, C. (2014). Interventions to prevent and alleviate burnout. Burnout at work: a psychological perspective. New York: Psychology Press

Machado, L. M., & Scorzafave, L. G. D. S. (2016). Distribuição de Salários de Professores e Outras Ocupações: Uma Análise para Graduados em Carreiras Tipicamente Ligadas à Docência. Revista Brasileira de Economia, 70(2), 203-220.

Malagris, L. N.; Wolff, A. A. (2015). O estresse no esporte: implicações no overtraining e burnout. In WOLFF, A. A. (org.). Pensamento campeão: melhorando o desempenho esportivo por meio da preparação mental. Rio de Janeiro: Editora Cognitiva (pp. 93-115).

Massa, L. D. B., Souza Silva, T. S., Sá, I. S. V. B., Sá Barreto, B. C., Almeida, P. H. T. Q., & Pontes, T. B. (2016). Síndrome de Burnout em professores universitários. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (Impr.), 27(2),180-189.

Maslach, C. (1993). Burnout: a multidimensional perspective. IN: Schaufeli, W.B.; Maslach, C.; Marek, T. (Orgs.), Professional burnout: Recent developments in theory and research (pp. 19–32). Washington, DC: Taylor & Francis

Maslach, C., & Leiter, M. P. (2017). Understanding burnout: new models. In C. L. Cooper & J. C. Quick (Eds). The handbook of stress and health: A guide to research and practice (pp. 36-56). Chichester, UK: John Wiley & Sons. doi: 10.1002/9781118993811.ch3

Matsue, R. T. (2013). Religiosidade e Rede de Apoio Social na vida das mulheres brasileiras e suas famílias no Japão. Saúde e Sociedade, 22(2), 298-309. doi: dx.doi.org/10.1590/S0104-12902013000200004.

Montero-Marin, J., Prado-Abril, J., Piva Demarzo, M. M., Gascon, S., & García-Campayo, J. (2014). Coping with Stress and Types of Burnout: Explanatory Power of Different Coping Strategies. PLoS ONE, 9(2), e89090. doi:10.1371/journal.pone.0089090.

Naghieh, A., Montgomery, P., Bonell, C. P., Thompson. M., & Aber, J. L. (2015). Organisational interventions for improving wellbeing and reducing work-related stress in teachers. Cochrane Database Syst Rev, (4): CD010306. doi: 10.1002/14651858.CD010306.pub2

Nicholls, A. R., & Ntoumanis, N. (2010). Traditional and new methods of assessing coping in sport. Coping in Sport: Theory, Methods, and Related Constructs. Nova Science Inc, New York, 35-51.

Pietrowski, D. L., Cardoso, N. O., & Bernardi, C. C. N. (2018). Estratégias de coping frente à síndrome de burnout entre os professores: uma revisão integrativa da literatura nacional. Contextos Clínicos, 11(3), 397-409.

Pires, D. A., Ferreira, R. W., Vasconcelos, A. S. B., Penna, E. M. (2019). Dimensões de Burnout, estratégias de coping e tempo de prática como atleta federado em jogadores profissionais de futebol. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19(2),167-177.

Prado, R. L., Bastianini, M. E., Cavalleri, M. Z., Ribeiro, S. F. R., Pizi, E. C. G., Marsicano, J. A. (2017). Avaliação da síndrome de Burnout em professores universitários. Revista da ABENO, 17(3), 21-29.

Seild, E. M. F., Troccoli, B. T., & Zannon, C. M. L. C. (2001). Análise Fatorial de Uma Medida de Estratégias de Enfrentamento. Psic.: Teor. e Pesq. [online], 17(3), 225-234. doi: 10.1590/S0102-37722001000300004.

Shin, H., Park, Y. M., Ying, J. Y., Kim, B., Noh, H., & Lee, S.M. (2014). Relationships between coping strategies and burnout symptoms: a meta-analytic approach.

Professional Psychology: Research and Practice, 45(1), 44-56. doi: 10.1037/a0035220.

Silva, S. C. P. S., Nunes, M. A. P., Santana, V. R., Reis, F. P., Machado Neto, J., & Lima, S. O. (2015). A síndrome de burnout em profissionais da Rede de Atenção Primária à Saúde de Aracaju, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 20(10), 3011-3020. doi: 10.1590/1413-812320152010.19912014

Smith, R. E. (1986). Toward a cognitive-affective model of athletic burnout. Journal of sport psychology, 8(1), 36-50.

Vitaliano, P.P., Russo, J., Carr, J.E., Maiuro, R.D. & Becker, J. (1985). The Ways of Coping Checklist: Revision and psycho-metric properties. Multivariate Behavioral Research, 20, 3-26

Zanatta, A. B., & De Lucca, S. R. (2015). Prevalence of Burnout syndrome in health professionals of an onco-hematological pediatric hospital. Revista Da Escola de Enfermagem, 49(2), 253-258. doi: 10.1590/S0080-623420150000200010

Publicado

2021-09-15

Cómo citar

da Silva Xavier, S. E., Pereira Eugênio, A. C., Silva de Menezes, D., Reis Batista, R. P., Morais Freire, G. L., & Andrade do Nascimento Junior, J. R. (2021). INDICATIVOS DE BURNOUT E ESTRATÉGIAS DE COPING DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Psicologia Argumento, 39(105), 491–518. https://doi.org/10.7213/psicolargum39.105.AO06

Número

Sección

Artigos