Política de acesso e identidade: Rodas de Conversa produzindo sentido entre universitários
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.94.AO02Palabras clave:
Universidade, Identidade, Subjetividade, Educação Superior Público, estudantesResumen
O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos de sentido de uma política de ocupação de vagas remanescentes da UFPR intitulado PROVAR na produção da subjetividade de um grupo de estudantes, seus beneficiários. Utilizou-se da metodologia de Rodas de Conversas, proposta pelo Projeto PermaneSendo, do departamento de Psicologia da UFPR. As Rodas de Conversa possibilitaram espaços para a circulação da palavra entre os estudantes, promovendo a troca de experiências e o diálogo sobre as dificuldades encontradas ao longo da trajetória universitária. Promoveu-se a construção de estratégias de enfrentamento das contradições encontradas nas políticas institucionais de inclusão, em seus efeitos subjetivos, refletidos e vivenciados nas práticas acadêmicas cotidianas. Cinco estudantes do curso de psicologia, ingressantes à UFPR pelo PROVAR participaram dessa pesquisa. A entrada ao ensino superior público por meio do PROVAR mostrou-se ser uma experiência frustrante e solitária, com o sentimento de falta de mérito pela forma de ingresso, reafirmando sentimentos de exclusão na inclusão. Os encontros possibilitaram a construção de estratégias de enfrentamento das contradições encontradas nas políticas institucionais inclusivas fortalecendo um coletivo de apoio desse grupo, o que favoreceu a ressignificação dos sentidos da identidade do estudante PROVAR e seu pertencimento à instituição.Descargas
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