Síndrome de burnout e saúde ocupacional em educadores de uma unidade pré-escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.98.AO03

Palabras clave:

Síndorme de burnout, educação Infantil, psicologia, saúde ocupacional.

Resumen

A Síndrome de Burnout é uma doença que causa graves danos à saúde mental e física das pessoas atingindo a esfera social e profissional, deixando-as impossibilitadas de exercerem suas atividades profissionais. Existem diversos estudos sobre a Síndrome de Burnout em educadores, porém poucos estudos foram publicados a respeito deste tema em professores de educação infantil. Nossa pesquisa aplicou o Maslach Burnout Inventory para avaliar se existem indicadores da síndrome em uma escola de educação infantil no Vale do Itajaí. Os resultados mostram um alto nível de exaustão emocional e despersonalização, indicadores da Síndrome de Burnout. Em contrapartida existe um elevado nível de realização pessoal, o que pode indicar um grau de sofrimento psíquico alto, acompanhado de uma satisfação pelo seu trabalho.

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Biografía del autor/a

RODRIGO DIAZ DE VIVAR Y SOLER, Professor Colaborador do Mestrado em Educação da FURB

Graduado em Psicologia pela UNESC;

Mestre em Psicologia pela UFSC;

Doutor em Filosofia pela UNISINOS

Professor Colaborador do Mestrado em Educação da FURB

Débora Renata de Oliveira Gomes, FURB

Graduanda em Psicologia pela FURB

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Publicado

2020-02-21

Cómo citar

SOLER, R. D. D. V. Y., & Gomes, D. R. de O. (2020). Síndrome de burnout e saúde ocupacional em educadores de uma unidade pré-escolar. Psicologia Argumento, 37(98), 453–468. https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.98.AO03

Número

Sección

Artigos