Vivências e sociabilidades: lazer e tempo livre de adolescentes de escolas públicas e particulares

Autores/as

  • Elisa Fabris de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo e Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Manoela Pagotto Martins Nodari universidade federal do espirito santo
  • Manoela Pagotto Martins Nodari universidade federal do espirito santo
  • Edinete Maria Rosa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edinete Maria Rosa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Priscilla de Oliveira Martins-Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Priscilla de Oliveira Martins-Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.94.AO03

Palabras clave:

jovens, tempo livre, lazer, escolas públicas, escolas particulares.

Resumen

A presente pesquisa, de caráter quantitativo, teve como objetivo central conhecer o perfil e a experiência dos jovens em seus espaços de lazer e tempo livre em duas realidades distintas: estudantes de escolas públicas e privadas. Participaram da pesquisa 561 jovens, com idades entre 14 e 19 anos, sendo 291 de escolas públicas e 270 de escolas particulares. Como principais resultados, verificou-se uma forte inserção da mídia como forma de ocupar o tempo livre pelos dois grupos investigados, e também uma maior frequência de atividades de lazer realizadas por jovens de escolas particulares. Diante dos resultados, concluiu-se que os contextos sociais, culturais e econômicos acabam influenciando diretamente as experiências desse tempo vivenciado pelos participantes.

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Publicado

2019-12-03

Cómo citar

de Oliveira, E. F., Nodari, M. P. M., Nodari, M. P. M., Rosa, E. M., Rosa, E. M., Martins-Silva, P. de O., & Martins-Silva, P. de O. (2019). Vivências e sociabilidades: lazer e tempo livre de adolescentes de escolas públicas e particulares. Psicologia Argumento, 36(94), 458–478. https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.94.AO03

Número

Sección

Artigos