Didática na formação inicial de professores e a interlocução com a educação básica: obras utilizadas na bibliografia da disciplina, no início do século XXI

Autores/as

  • Pura Lúcia Oliver Martins PUCPR
  • Sandra Mara de Lara PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.35.90.AO04

Palabras clave:

Bibliografia de Didática, Formação de Professores, Interlocução Universidade, Educação Básica.

Resumen

Este estudo se desenvolve no campo da formação inicial do docente e toma como objeto de estudo as obras mais utilizadas na bibliografia da disciplina Didática nos cursos de formação inicial de professores, período 2000 a 2013. Vincula-se ao projeto: Didática na formação inicial de professores e a interlocução com a educação básica, aprovado e financiado pelo CNPq. Tem por objetivo mapear a bibliografia utilizada na disciplina didática na primeira década do século XXI, nos cursos de licenciaturas tendo em vista levantar possíveis interlocuções da formação inicial com a educação básica. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, modalidade análise documental, tendo como fonte de dados as ementas e bibliografias da disciplina de Didática. Foram investigados os cursos de licenciatura de três universidades de grande porte do Paraná e trinta e seis universidades de outros estados do país. O levantamento do material foi de forma presencial nas universidades do Paraná e via internet nas demais instituições do país. O estudo revela que a bibliografia da disciplina Didática apresenta uma unidade quanto à abordagem teórico-metodológica na perspectiva progressista de educação. Das oito obras mais indicadas na disciplina de didática dos cursos de formação inicial das universidades Brasileiras, cinco delas sugerem essa interlocução, sem, contudo, deixar de lado as obras com caráter de manual orientador da prática. Outro ponto importante é a presença de eixos epistemológicos distintos na base das proposições de seus autores, predominando, ainda a concepção da teoria como guia da ação prática que significa a aplicação da teoria na prática e decorrente dicotomia entre esses dois polos do conhecimento, quais sejam, o ensino centrado no eixo da transmissão-assimilação e o ensino voltado para a sistematização coletiva do conhecimento. Nesse início de século, a disciplina de Didática se faz na perspectiva crítica de educação e ensino e orienta a interação professor, aluno e conhecimento, mais articulada com a realidade na qual o professor em formação irá atuar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

DUSSEL, I; CARUSO, M. A invenção da sala de aula. Uma genealogia das formas de ensinar, SP: Moderna, 2003. (Texto: 4)

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 31. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996, (Coleção Leitura).

GANDIN, D. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. Ed. Ática, São Paulo, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MARTINS, Pura Lúcia Oliver A relação conteúdo forma: expressão das contradições da prática pedagógica na escola capitalista. In: VEIGA, Ilma Passos A. Didática: o ensino e suas relações. 18a. ed. Papirus, Campinas-SP, 2016. pp. 77-104

MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A didática e as contradições da prática. Campinas:

Papirus. 1998.

SILVA, T.T. Documentos de identidade.Uma introdução às teorias do currículo, Belo Horizonte: Autêntica, 1999. (Texto 12).

VASCONCELOS, C. dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad. 1995

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.

REFERÊNCIAS FONTES ELETRÔNICAS

www.prg.ueg.br (Universidade Estadual de Goiás).

www.fecea.br/‎ (Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana).

www.unioeste.br (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

www.uepg.br/‎(Universidade Estadual de Ponta Grossa)

www.ifrn.edu.br (Instituto Federal de Ed.ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte)

www.utp.br (Universidade Tuiuti do Paraná)

www.ufpr.br(Universidade Federal do Paraná)

www.ufes.br(Universidade Federal do Espírito Santo)

www.ufpi.br(Universidade Federal do Piauí)

www.fimes.edu.br(Faculdades Integradas de Mineiros,Goias)

www.ufpe.br(Universidade Federal de Pernambuco)

www.uema.br(Universidade Estadual do Maranhão)

www.ufam.edu.br(Universidade Federal do Amazonas)

www.ufrrj.br(Universidade Federal rural do Rio de Janeiro)

www.portal.ufpa.br(Universidade Federal do Para)

www.unir.br(Fundação Universidade Federal de Rondônia)

www.achecerto.com.br/fatec_cidade_ji-parana_estado_rondonia.html

www.fajolca.edu.br(Faculdades José Lacerda Filho, Pernambuco)

www.ufrpe.br(Universidade Federal Rural de Pernambuco)

www.mackenzie.br(Universidade Presbiteriana Mackenzie de Brasília)

www.ufrj.br(Universidade do Brasil, atual UFRJ)

www.ufcg.edu.br(Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba)

www. ufrr.br (Universidade Federal de Roraima)

www.unifap.br(Universidade Federal Amapá)

www.ufal.edu.br(UniversidadeFederal de Alagoas)

www.uft.edu.br(Universidade Federal do Tocantins)

www.ufba.br(Universidade Federal da Bahia)

www.usp.br(Universidade de São Paulo)

www.ajes.edu.br(Instituto Superior do Vale do Jurema)

www.ufg.br(Universidade Federal de Goiás)

www.uesc.br(Universidade Estadual de Santa Cruz, Santa Catarina)

www.unitins.br(universidade de Palmas, Tocantins)

www.pucpr.br(Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

Publicado

2019-09-30

Cómo citar

Martins, P. L. O., & Lara, S. M. de. (2019). Didática na formação inicial de professores e a interlocução com a educação básica: obras utilizadas na bibliografia da disciplina, no início do século XXI. Psicologia Argumento, 35(90). https://doi.org/10.7213/psicolargum.35.90.AO04

Número

Sección

Artigos