Estratégias de gestão de sala de aula utilizadas pelas professoras da educação infantil

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DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.95.AO05

Palabras clave:

Educação infantil. Formação para professores. Estratégias de gestão de sala de aula.

Resumen

Investigou-se, por meio da avaliação de observadores, as estratégias de gestão de sala de aula utilizadas por professoras da educação infantil.20 professoras da educação infantil, com idade entre 22 e 46 participaram da pesquisa. O instrumento utilizado foi o Inventário de Boas Práticas (Webster-Stratton) e os dados coletados foram sistematizados utilizando-se o softwareSPSS(Statistical Package for the Social Sciences, versão 21). Verificou-se, de maneira geral, que as professoras utilizavam pouco as estratégias de gestão de sala de aula em seu cotidiano. Esse estudo exploratório trouxe elementos descritivos fundamentais para que propostas de formação e desenvolvimento de professores e de melhoria de suas habilidades educativas sejam inseridas preferencialmente nas salas de aula e que abranjam o cotidiano docente, seus saberes, vivências e desafios.

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Publicado

2019-12-09

Cómo citar

Stasiak, G., Weber, L. N. D., Carraro, A. R. A. S., & Nunes, V. R. (2019). Estratégias de gestão de sala de aula utilizadas pelas professoras da educação infantil. Psicologia Argumento, 37(95), 80–99. https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.95.AO05

Número

Sección

Artigos