A Parentalidade em Foco com Grupos de Pais: o relato de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.35.89.AO02Palabras clave:
Grupo de pais, família, parentalidade, práticas educativasResumen
Este trabalho refere-se às intervenções realizadas no estágio específico em
Psicologia com grupo de pais no programa denominado EducaPais. O programa
teve como objetivo o desenvolvimento de habilidades parentais. Fruto de um relato de experiência, o presente trabalho teve como enfoque teórico a Psicologia Positiva, práticas e estilos parentais, habilidades sociais e a teoria Bioecológica do desenvolvimento humano. O programa compreende nove encontros semanais com duração de uma hora e meia cada, sendo pautados nas contribuições e saberes da Psicologia sobre as práticas e estilos parentais. Participaram dos grupos pais ou cuidadores de crianças de zero a oito anos de idade, residentes em uma cidade do litoral norte catarinense. Os encontros abordaram temas como desenvolvimento infantil, raiva, valorização dos comportamentos adequados das crianças, comportamentos inadequados e suas consequências, disciplina, importância da rotina, estabelecimento de limites, estilos parentais e habilidades sociais. Os temas trabalhados relacionados a parentalidade e ao relacionamento entre pais/cuidadores e filhos foram discutidos a partir das diferentes formas de configuração familiar existentes no grupo. Os resultados encontrados indicam que programas neste formato contribuem para que os participantes conheçam os modelos parentais eficazes e positivos, bem como aprimorem as competências e práticas parentais. Isto possibilita a criação de ambientes seguros e saudáveis, nos quais os pais percebam a necessidade do envolvimento ativo na criação dos filhos. O trabalho com grupos enquanto espaço de compartilhamento, possibilitou a troca de experiência entre os participantes para a compreensão das similaridades de suas vivências e a elaboração de planos para modificar sua realidade. Também contribuiu para a ressignificação e problematização de práticas educativas vigentes e para a mudança de conduta diante dos comportamentos dos filhos. Entre os desafios encontrados, destaca-se a dificuldade de adesão ao programa por parte dos participantes aos grupos.
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