Déficits cognitivos entre crianças em idade escolar com transtornos de aprendizagem: revisão de publicações nacionais

Autores/as

  • Leonardo Valesi Valente Campus Realengo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ Rua Carlos Wenceslau, Nº343, Realengo, Rio de Janeiro / RJ. Telefones: 21-3463-4497 / 3839-1135, CEP: 21715-000 http://orcid.org/0000-0002-0169-8143
  • Renata Dutra de Oliveira Teixeira Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação – ABBR Rua Jardim Botânico, 660 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro / RJ. Telefone: 21- 3528-6363 / CEP: 22461-000 http://orcid.org/0000-0002-7216-8991

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.95.AO06

Palabras clave:

Aprendizagem, Desenvolvimento Infantil, Déficits Cognitivos, Desempenho Escolar, Transtornos de Aprendizagem

Resumen

Complexas alterações cognitivas manifestam-se entre crianças em fase escolar, acarretando dificuldades desde à leitura, à escrita, ao brincar e à aprendizagem, comprometendo desempenho escolar, desenvolvimento infantil e participação em inserções cotidianas. Esta revisão de literatura visa identificar quais funções cognitivas estão mais prejudicadas entre crianças brasileiras, em idade escolar, que apresentem transtornos de aprendizagem. Realizou-se identificação de estudos nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE) via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Estudos incluídos indicaram haver relação entre os termos transtornos de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem, sendo frequentemente citados: discalculia do desenvolvimento, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, dislexia do desenvolvimento e dificuldades de habilidades de leitura, escrita e matemática. Tais quadros foram qualificados pela verificação de déficits cognitivos de: alterações no processamento fonológico, memória de trabalho, atenção sustentada, acesso ao léxico mental e à velocidade de processamento linguístico e de informações. Resultados mostraram que transtornos de aprendizagem se associam às várias dificuldades de aprendizagem, qualificados por prejuízo no desenvolvimento acadêmico e na participação escolar dessas crianças a partir dos déficits cognitivos avaliados. É desafio importante avaliar e manejar tais déficits, exigindo identificar abordagens mais sensíveis aos complexos quadros de dificuldades de aprendizagem entre as crianças brasileiras, visando minimizar prejuízos no desempenho escolar; indicando, assim, necessidade de mais pesquisas contínuas para área de educação, inclusão e estimulação de habilidades escolares em prol do desenvolvimento infantil.

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Biografía del autor/a

Leonardo Valesi Valente, Campus Realengo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ Rua Carlos Wenceslau, Nº343, Realengo, Rio de Janeiro / RJ. Telefones: 21-3463-4497 / 3839-1135, CEP: 21715-000

Terapeuta Ocupacional, Especialista em Neuropsicologia, Mestre em Neurologia

Renata Dutra de Oliveira Teixeira, Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação – ABBR Rua Jardim Botânico, 660 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro / RJ. Telefone: 21- 3528-6363 / CEP: 22461-000

Terapeuta Ocupacional

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Publicado

2019-12-09

Cómo citar

Valente, L. V., & Teixeira, R. D. de O. (2019). Déficits cognitivos entre crianças em idade escolar com transtornos de aprendizagem: revisão de publicações nacionais. Psicologia Argumento, 37(95), 100–124. https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.95.AO06

Número

Sección

Artigos