Sentidos de envelhecimento e motivos para a procura da Universidade Aberta para a Terceira Idade
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.93.AO04Palabras clave:
idoso, envelhecimento, universidades abertas, construcionismo socialResumen
Este estudo se propôs a compreender os sentidos de envelhecimento e expectativas em relação a um projeto universitário aberto para idosos. Participaram 10 idosos inscritos no ano de 2016, com idades entre 62 a 74 anos. Os dados foram coletados com entrevistas semiestruturadas e analisados quanto as práticas discursivas. As três categorias: sentidos do envelhecimento, motivos da procura e expectativas quanto ao projeto foram discutidas de forma a dialogar com as literaturas da área da saúde e gerontologia, sob a perspectiva construcionista social. Os dados indicaram para os sentidos associados a perdas e ganhos no processo de envelhecimento, busca por interação, atualização de conhecimentos, ocupação do tempo livre e cuidar de si próprio. As expectativas eram de aprender mais, que não fosse necessário submeter-se à avaliação, de entreter-se com atividades interessantes e fazer novos amigos. Discute-se a necessidade de os programas serem orientados para o crescimento pessoal, sociabilidade, estímulo da autoestima e cidadania. As metodologias precisam ser participativas, estimuladoras de trocas interpessoais que facilitem a intersubjetividade e a construção de novos sentidos para o envelhecimento, contemplando a participação dos idosos na sociedade de acordo com suas necessidades, capacidades e desejos.
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