Qualidade de vida no trabalho: um estudo comparativo entre professores de escola pública e privada

Autores/as

  • Tiago Fernandes Oliveira
  • Vinicius Luis de Lins
  • Rosana Marques da Silva
  • Léia Viviane Fontoura

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.34.085.AO02

Palabras clave:

Qualidade de Vida, Trabalho, Professores

Resumen


O sistema educacional brasileiro tem sido criticado nos últimos anos devido ao mau desempenho nas avaliações da educação básica nacional, sendo muitas vezes os professores os responsabilizados pelo fracasso escolar. O profissional que leciona no ensino fundamental está sujeito às doenças como o estresse e burnout, as dificuldades financeiras, a falta de possibilidade de desenvolvimento e crescimento profissional, a violência no ambiente de trabalho, entre outros episódios que podem prejudicar a Qualidade de Vida no Trabalho - QVT. Nessa perspectiva, este estudo objetivou analisar comparativamente as percepções dos professores de uma escola pública e de uma privada sobre sua QVT. Tratou-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, com professores do ensino fundamental atuantes em um município do litoral catarinense. O instrumento de coleta de dados foi um questionário fechado composto por 35 questões que contemplaram os oito fatores do modelo teórico proposto por Walton (1973), além de um espaço para comentários dos professores. A população participante foi de 20 professores atuantes no ensino fundamental de uma escola pública e de 15 professores de uma escola privada. Os resultados apontaram maior nível de satisfação dos professores da escola privada em todos os fatores de QVT investigados. Em algumas questões isoladas, como a satisfação em relação à autonomia para desenvolver o trabalho e o relacionamento com a Direção da escola, obtiveram-se maiores médias de satisfação na escola pública.

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Publicado

2017-11-30

Cómo citar

Oliveira, T. F., Lins, V. L. de, Silva, R. M. da, & Fontoura, L. V. (2017). Qualidade de vida no trabalho: um estudo comparativo entre professores de escola pública e privada. Psicologia Argumento, 34(85). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.34.085.AO02

Número

Sección

Artigos