Teste empírico de um modelo teórico sobre o estilo da orientação cultural e condutas desviantes em jovens de diferentes contextos socioescolares

Autores/as

  • Nilton Soares Formiga

Palabras clave:

Jovens, Contexto escolar, Orientação cultural, Condutas desviantes, Modelo causal

Resumen


Estudos já realizados defenderam que a orientação cultural social se relaciona positivamente com a conduta desviante. Por outro lado, a orientação individual tem relação positiva com tais condutas. Neste estudo, pretende-se testar um modelo teórico entre estilo de orientação cultural e conduta desviante de jovens em diferentes contextos socioescolares, proposta sugerida,mas ainda não efetivada. Duas amostras de jovens entre 14 a 21 anos, do sexo masculino e do sexo feminino, responderam as escalas dos atributos de individualismo e coletivismo e das condutas desviantes. No programa AMOS GRAFICS 18.0, comprovou-se que, independente do contexto sócio-escolar, as orientações individualistas explicaram, positivamente, as condutas desviantes; e as orientações coletivistas explicaram negativamente tais condutas.

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Publicado

2017-11-29

Cómo citar

Formiga, N. S. (2017). Teste empírico de um modelo teórico sobre o estilo da orientação cultural e condutas desviantes em jovens de diferentes contextos socioescolares. Psicologia Argumento, 30(69). Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/23292

Número

Sección

Artigos