Comportamentos de polidez em sala de aula

Autores/as

  • Paula Inez Cunha Gomide
  • Ângela Primo
  • Carlos César Petruy
  • Francine Porfirio Ortiz
  • Juliane Muniz
  • Marilene Gomes de Oliveira
  • Vera Maria Immich

Palabras clave:

Polidez, Impolidez, Comportamento moral, Observação de comportamento

Resumen

Autores que estudam o comportamento moral entendem que a polidez é a porta de entrada para as virtudes. Ela não é propriamente uma virtude, mas tem a aparência de uma. Jovens modernos a consideram dispensável, porém estudiosos da moralidade enfatizam que os comportamentos polidos facilitam os relacionamentos humanos, tornando-os mais prazerosos.Como toda virtude, ela é aprendida. Foram observados e registrados comportamentos polidos e impolidos em 56 alunos, de ambos os sexos, em uma sala de aula do ensino fundamental.Os comportamentos estudados foram: cumprimentar, agradecer, pedir licença, desculpar-se e pedir por favor. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes, independentemente de sexo, apresentou mais comportamentos impolidos do que polidos (t = – 6,849; p = 0,0001).Ensinar a importância da polidez para facilitar as relações humanas, no sentido de harmonizá-las, é um desafio para educadores e pais. A sociedade deve desenvolver mecanismos que inibam comportamentos hostis, e a polidez é um destes mecanismos.

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Publicado

2017-11-29

Cómo citar

Gomide, P. I. C., Primo, Ângela, Petruy, C. C., Ortiz, F. P., Muniz, J., Oliveira, M. G. de, & Immich, V. M. (2017). Comportamentos de polidez em sala de aula. Psicologia Argumento, 30(69). Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/23291

Número

Sección

Artigos