O acesso ao livre brincar: Elevando o potencial de resiliência

Autores/as

  • Luciana Cassarino Perez
  • Ana Paula Almeida de Pereira

Palabras clave:

Resiliência, Livre-brincar, Risco

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de três estudos de caso de meninos em situação de risco,estudos que tiveram como propósito compreender como o brincar contribui para que essas crianças se tornem resilientes. Os três participantes da pesquisa são pacientes de uma Associação que oferece atendimento psicológico e um espaço terapêutico diferenciado, a brinquedoteca.Observações do livre-brincar realizado pelos três meninos nesse espaço, assim como entrevistas semidirigidas, foram os procedimentos metodológicos utilizados. Os dados obtidos foram submetidos à análise qualitativa fenomenológica com foco no individual e peculiar.Concluiu-se que o brincar ocupa um espaço importante na vida dessas crianças, pois garante a expressão de sentimentos, o resgate da infância perdida, a formação de vínculos afetivos e a manutenção da esperança em um futuro melhor. Tais condições contribuem para que os meninos possam superar adversidades já enfrentadas e outras que estejam por vir,aumentando-lhes o potencial de resiliência.

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Publicado

2017-11-29

Cómo citar

Perez, L. C., & Pereira, A. P. A. de. (2017). O acesso ao livre brincar: Elevando o potencial de resiliência. Psicologia Argumento, 30(69). Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/23282

Número

Sección

Artigos