Reflexões sobre a aposentadoria: Contribuições a partir das experiências de professores aposentados
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.31.075.AO14Palabras clave:
Aposentadoria, Identidade, Perdas, LutoResumen
A aposentadoria se configura como um novo momento na vida do indivíduo, e como tal, ocasiona transformações em sua vida pessoal e social, as quais vêm acompanhadas por ganhos, benefícios e perdas. Este trabalho é parte de um estudo realizado com objetivo de identificar a concepção de professores aposentados frente à experiência da aposentadoria. Igualmente, buscou-se conhecer a relação entre aposentadoria e processo de luto, assim como os principais sentimentos e recursos mobilizados na adaptação a esse período. Tal pesquisa assume relevância, pelo fato de encontrarmos-nos em meio a um significativo crescimento da população idosa em nosso país. Esta pesquisa foi realizada com professores aposentados da rede pública estadual e municipal de um município situado no norte do Rio Grande do Sul. Para sua execução, optou-se por uma pesquisa qualitativa, na qual foram aplicadas entrevistas semidirigidas. Um dos principais elementos na pesquisa que receberam destaque se refere aos significados sociais que a aposentadoria tem assumido, influenciando diretamente sobre a percepção do indivíduo como sujeito aposentado. O estudo identificou a relevância que há na preparação para a aposentadoria, contribuindo para que os profissionais vivenciem esse período de forma real, sendo possível reconhecer e compreender as perdas dele advindas, de modo a facilitar a adaptação ao momento.Descargas
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Publicado
2013-11-24
Cómo citar
Antunes, M. H., & Parizotto, A. P. (2013). Reflexões sobre a aposentadoria: Contribuições a partir das experiências de professores aposentados. Psicologia Argumento, 31(75). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.31.075.AO14
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Artigos
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