Biopoder e normalização da infância: Apontamentos sobre a instrumentalização do lúdico
Palabras clave:
Biopoder, Educação, Infância, Lúdico.Resumen
O presente artigo tem por objetivo discutir como as relações entre biopoder e produção de subjetividades infantis apontam pistas sobre a instrumentalização da atividade lúdica na educação infantil. Para tanto, são estabelecidos diálogos com teóricos de vertentes psicológicas e socioantropológicas que tratam da brincadeira, mas fundamentalmente com Foucault e autores que o tomam como referência para problematizar assuntos relativos à infância. Em um primeiro momento, o texto aborda o biopoder na perspectiva foucaultiana, ressaltando sua relação com a construção histórico-social da infância e sua articulação com o campo da educação. Já num segundo momento, o texto levanta questões conceituais acerca da atividade lúdica e suas tensões no âmbito da escola a partir das reflexões socioantropológicas de Gilles Brougère e de consideraçõesoriundas do campo da psicologia, com destaque para Lev Seminiovitch Vygotsky, Daniil Elkonin e Henry Wallon. Em seguida, reflete-se sobre dispositivos de normalização da infância a partir da apropriação da atividade lúdica como instrumento pedagógico no contexto escolar. O ensaio conclui que tal apropriação se articula intimamente com a própria invenção e institucionalização da infância na Modernidade e com o aprimoramento de novas modalidades de poder, como a disciplina e a biopolítica, as quais incidem, de modo simultâneo e complementar, nos indivíduos e nas populações, respectivamente.Descargas
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Publicado
2017-11-24
Cómo citar
Pereira Barros, J. P., & Rodrigues Colaço, V. de F. (2017). Biopoder e normalização da infância: Apontamentos sobre a instrumentalização do lúdico. Psicologia Argumento, 31(73). Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20603
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Artigos
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