Efeitos da Consultoria Colaborativa com familiares na prevenção de problemas comportamentais infantis

Autores/as

  • Aline Maria da Silva
  • Enicéia Gonçalves Mendes

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.31.075.AO07

Palabras clave:

Prevenção primária. Família. Transtornos do comportamento infantil.

Resumen

As intervenções voltadas para a prevenção de problemas comportamentais desenvolvidas no ambiente escolar nem sempre são suficientes quando os determinantes dos problemas estão relacionados também ao contexto familiar. Este relato é baseado em um estudo cujo objetivo foi desenvolver, implementar e avaliar um programa de intervenção baseado no modelo de Consultoria Colaborativa Escolar, voltado para prevenir problemas comportamentais. O estudo envolveu professores, alunos e familiares, mas no presente relato enfocamos a intervenção desenvolvida com os 18 familiares participantes. O local do estudo foi uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizada no interior do estado de São Paulo. Foram conduzidas três etapas: 1) aplicação do Inventário de Estilos Parentais (IEP); 2) programa de intervenção; 3) avaliação do programa (reaplicação do IEP e reunião de grupo focal). Após a intervenção houve aumento estatisticamente significativo nas práticas de monitoria positiva e comportamental moral, e diminuição estatisticamente significativa na disciplina relaxada e na monitoria negativa. Conclui-se que a Consultoria Colaborativa pode ser um modelo promissor para basear intervenções voltadas para melhorar práticas parentais e, consequentemente, prevenir problemas comportamentais.

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Publicado

2013-11-24

Cómo citar

Silva, A. M. da, & Gonçalves Mendes, E. (2013). Efeitos da Consultoria Colaborativa com familiares na prevenção de problemas comportamentais infantis. Psicologia Argumento, 31(75). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.31.075.AO07

Número

Sección

Artigos