HOME LITERACY E ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores/as

  • Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota Universidade Salgado de Oliveira (Universo)

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO06

Palabras clave:

Alfabetização. Letramento. Desempenho escolar. Home literacy. Nível socioeconômico e alfabetização.

Resumen

O conceito de home literacy pode ser definido como as experiências com língua escrita no contexto da família. Essas experiências estão associadas ao desempenho da leitura e escrita e ao sucesso na escolarização em geral. Embora a literatura internacional aponte vários es¬tudos que mostram a importância desse constructo para o sucesso acadêmico, no Brasil não encontramos estudos empíricos sobre o tema. O presente trabalho apresenta uma revisão da literatura na área que discute a necessidade de se conceituar adequadamente home literacy, apresenta dados empíricos que corroboram sua importância para alfabetização e aponta di¬ferenças culturais nas práticas de leitura. O presente trabalho sugere também caminhos para pesquisas futuras no contexto nacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Peruzzi Elia da Mota, M. M. (2017). HOME LITERACY E ALFABETIZAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Psicologia Argumento, 32(78). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO06

Número

Sección

Artigos