REAÇÕES, SENTIMENTOS E EXPECTATIVAS DE FAMÍLIAS DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Autores/as

  • Nara Liana Pereira-Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Bruna Rocha de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol..argum.32.s02.AO10

Palabras clave:

Família. Necessidades educacionais especiais. Deficiência intelectual

Resumen

O nascimento de uma criança com necessidades educacionais especiais (NEE) traz implicações importantes para todo o grupo familiar. O objetivo deste estudo foi investigar os aspectos do desenvolvimento, da história pessoal, reações e sentimentos de genitores com filho(a) com NEE, bem como as expectativas desses genitores e dos irmãos em relação ao membro familiar com NEE. Participaram da pesquisa 18 famílias compostas por pai, mãe e filhos com e sem NEE, residindo na cidade de Brasília. Os instrumentos utilizados foram questionário de caracterização do sistema familiar e entrevistas semiestruturadas, conduzidas na própria residência das famílias. Foram relatadas diversas reações e sentimentos, sendo a busca de informação e o choque as reações mais frequentes entre pais e mães. O sentimento de resignação foi relatado pela maioria dos genitores, seguido pelos sentimentos de incerteza, culpa e sofrimento diante do diagnóstico. Pais e mães relataram expectativas de que seu/sua filho(a) com NEE tenha um desenvolvimento motor satisfatório e complete a escolarização. Os irmãos têm expectativas de que o irmão com NEE atinja a independência e demonstraram ter pouca informação sobre o diagnóstico do irmão. Pais, mães e irmãos estão satisfeitos com o desenvolvimento atual da pessoa com NEE, sendo que a maioria dos genitores reconhece as limitações em decorrência da NEE, ao contrário dos irmãos. Os profissionais devem conhecer mais sobre os aspectos emocionais que envolvem a notícia do diagnóstico. Os dados sugerem, ainda, a necessidade de intervenções dirigidas à família, utilizando a perspectiva sistêmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Liana Pereira-Silva, N., & Rocha de Almeida, B. (2017). REAÇÕES, SENTIMENTOS E EXPECTATIVAS DE FAMÍLIAS DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Psicologia Argumento, 32. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.s02.AO10

Número

Sección

Artigos