Parâmetros psicométricos de Raven – escala avançada série I – para crianças e adolescentes de Curitiba

Autores/as

  • Plinio Marco de Toni Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), PR
  • Carla Cristina Reis de Assis Melo Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.S01.AO10

Palabras clave:

Padronização. Validade. Precisão.

Resumen

A padronização, validade e precisão são parâmetros psicométricos fundamentais no desenvolvimento de instrumentos psicológicos. Sendo assim, o presente estudo teve como objeti¬vo normatizar as Matrizes Progressivas Raven – Escala Avançada – série I, para a população infanto-juvenil do município de Curitiba. Este subtipo é composto por doze itens e cada item do caderno constitui-se de desenhos com uma parte faltante, possibilitando apenas uma resposta correta. O indivíduo é solicitado a completá-lo, escolhendo entre oito alternativas a que ele acredita ser a correta. A resposta única para aquele item é marcada na folha de respostas. A amostra foi composta por 604 participantes de 10 a 17 anos (media de 13,5 anos), sendo que 52,6% foram do gênero masculino e 91,2% destros. Além disso, 65,7% foram alunos de escolas públicas. Os resultados apontaram que houve diferença significativa entre alunos de escola pública e particular, bem como entre alunos com até um ano de reprovação e de dois a quatro anos. O escore dos participantes no teste aumentou em função da idade. Não foram verificadas diferenças significativas entre os gêneros.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Marco de Toni, P., & Cristina Reis de Assis Melo, C. (2017). Parâmetros psicométricos de Raven – escala avançada série I – para crianças e adolescentes de Curitiba. Psicologia Argumento, 32. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.S01.AO10

Número

Sección

Artigos