CULTURA DE PAZ, MORALIDADE E VIRTUDES CÍVICAS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.5894Palabras clave:
Cultura de paz. Valores. Desenvolvimento moral. Virtudes.Resumen
Este artigo traz uma reflexão teórica acerca da construção da Cultura de Paz, a partir da interdependência de fatores culturais e psicológicos como moralidade e virtudes cívicas. A partir da perspectiva sociocultural construtivista, argumentamos que as significações e as interações sociais típicas de um contexto cultural específico resultam em uma unidade inseparável, e os processos de significação mediados pela comunicação, na cultura, adquirem um papel constitutivo da cidadania. Nesse sentido, a ação moral e ética envolve a justiça, e a cidadania resulta de uma relação coerente entre o individual e o coletivo, que irá permitir a aproximação entre julgamento, ações e interações morais necessárias à construção da cidadania e da paz. Ações orientadas pelo princípio de justiça, pela cooperação e solidariedade consolidam a idéia de que as interações humanas podem ser geradoras da paz e serem desenvolvidas através de práticas pró-ativas que dependem tanto dos sujeitos quanto das sociedades envolvidas no processo. Entende-se que motivação e ações pró-sociais estão profundamente relacionadas à ética (normas coletivas) e à moralidade (princípios pessoais), e podem surgir com base em reflexões conscientes aplicadas à transformação individual, e orientadas para a construção e vivência de práticas fundamentais para promover uma Cultura de Paz nos vários contextos de desenvolvimento humano.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-11-29
Cómo citar
Moreira, L. de S., & Branco, A. U. (2017). CULTURA DE PAZ, MORALIDADE E VIRTUDES CÍVICAS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA CULTURAL. Psicologia Argumento, 30(68). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.5894
Número
Sección
Artigos
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.