Abandono de atendimento psicológico por crianças em uma clínica-escola

Autores/as

  • Tatiane Regina dos Santos Cunha
  • Silvia Pereira da Cruz Benetti

Palabras clave:

Psicoterapia, Crianças, Abandono.

Resumen

O objetivo deste estudo é examinar, entre crianças que estiveram em atendimento psicológico numa clínica-escola, os fatores associados ao abandono psicoterápico. Para tal, foram analisados protocolos de atendimentos de crianças de 3 a 12 anos de idade, no período de 1999 a 2006, no arquivo de uma clínica-escola localizada na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Ao todo, 499 protocolos foram analisados e observou-se que entre as crianças atendidas 136 abandonaram o tratamento. Os achados apontam que as crianças que mais abandonam são encaminhadas, em sua maioria, por escolas, possuem entre 6 a 9 anos de idade, de ambos os sexos, morando com a mãe somente. Os motivos de procura mais comuns entre essas crianças foram: problemas emocionais, de comportamento e dificuldades no ambiente escolar. Concluímos que se fazem necessários novos formatos de intervenções clínicas, voltados para qualidade da aliança terapêutica com os pais, principalmente nos momentos iniciais do processo terapêutico.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Regina dos Santos Cunha, T., & Pereira da Cruz Benetti, S. (2017). Abandono de atendimento psicológico por crianças em uma clínica-escola. Psicologia Argumento, 31(73). Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20443

Número

Sección

Artigos