Análise qualitativa da concepção de professores sobre informática na educação

Autores/as

  • Renata Vicente
  • Mara Sizino da Victoria
  • Adriana Benevides Soares

Palabras clave:

Concepções de professores. Desenvolvimento cognitivo. Informática na educação.

Resumen

Este trabalho buscou fazer uma análise das concepções de 35 professores de 5ª a 8ª série, no Rio de Janeiro, sobre a informática na educação. A informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida, fazendo a educação passar por mudanças estruturais e funcionais diante dessa nova tecnologia. Por isso, este artigo objetivou, por meio de um instrumento contendo quatro perguntas, fazer uma análise qualitativa do que os professores entendem por informática na educação, quais suas teorias implícitas sobre o processo de aprendizagem dos alunos e a utilização de software educacionais. A análise demonstrou que a maioria dos professores tem uma opinião positiva em relação à inserção da informática na educação, acreditando que ela pode melhorar o processo de aprendizagem, atuando diretamente no desenvolvimento de habilidades cognitivas e no processo motivacional.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Vicente, R., Sizino da Victoria, M., & Benevides Soares, A. (2017). Análise qualitativa da concepção de professores sobre informática na educação. Psicologia Argumento, 29(65). Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20433

Número

Sección

Artigos