O culto aos mitos sobre as altas habilidades/superdotação?

Autores/as

  • Susana Graciela Pérez Barrera Pérez

Palabras clave:

Altas habilidades/superdotação. Mitos e crenças populares. Identidade

Resumen

O tema das altas habilidades/superdotação e as pessoas que apresentam esse comportamento são há muito tempo objeto de mitos e crenças populares que fazem do tema um tabu e que invisibilizam essas
pessoas. A ainda tímida produção científica brasileira e a crescente visibilidade que o tema vem adquirindo na educação brasileira, principalmente por força das normas educacionais mais recentes, que preveem o atendimento educacional especializado aos alunos com altas habilidades/superdotação em todos os níveis, etapas e modalidades da Educação, faz que aumente a procura por publicações estrangeiras, muitas vezes, elaboradas por pessoas que não possuem formação teórica ou experiência na área. O presente artigo faz uma análise crítica do livro francês A cultura dos superdotados? (Bergès-Bounes & Calmettes-Jean, 2010), com o objetivo de mostrar como os mitos e crenças populares sobre as pessoas com altas habilidades/
superdotação, compilados por Pérez (2003), recriados e reafirmados na publicação, podem conduzir à criação de uma imagem patologizada e deturpada desse ser humano diferente, negando-lhe, em última
instância, o direito de construir uma identidade sadia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Pérez Barrera Pérez, S. G. (2017). O culto aos mitos sobre as altas habilidades/superdotação?. Psicologia Argumento, 29(67). Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20413

Número

Sección

Artigos