O pensamento moral do perdão em crianças

Autores/as

  • Eloá Losano de Abreu
  • Pollyana de Lucena Moreira
  • Julio Rique

Palabras clave:

Perdão interpessoal. Desenvolvimento moral. Cognição social.

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo a investigação da qualidade do pensamento do perdão interpessoal e das condições nas quais o perdão é oferecido por crianças. Vinte crianças de 6 a 8 anos de idade responderam a um dilema moral: o Dilema de João, representado em um livro de gravuras seguido de 12 questões semiestruturadas com o objetivo de avaliar a capacidade de role-taking, o entendimento conceitual sobre o perdão e as condições necessárias para que o perdão ocorra. Os resultados mostraram que 100% das crianças executaram o role-taking, mas apenas 40% definiram o perdão. O perdão foi visto pelas crianças como estratégia para diminuir a raiva ou como uma consequência natural da diminuição da raiva. Perdoar foi associado ao pedido de desculpas, ao voltar a brincar, ao ato de reparação e à pressão social dos amigos e da religião. As análises indicaram que voltar a brincar e pedir desculpas demonstra uma moral objetiva, com as crianças mostrando na prática a possibilidade de perdoar. Esses resultados iniciais se associam a estudos sobre o julgamento moral e são relevantes para a preparação de currículos de educação moral para o perdão e para o desenvolvimento das pesquisas na área.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

de Abreu, E. L., de Lucena Moreira, P., & Rique, J. (2017). O pensamento moral do perdão em crianças. Psicologia Argumento, 29(65). Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20411

Número

Sección

Artigos