Envolvimento parental, competência social e o desempenho acadêmico de escolares

Autores/as

  • Aline Costa Fantinato
  • Fabiana Cia

Palabras clave:

Envolvimento parental. Problemas de comportamento. Habilidades sociais. Desempenho acadêmico

Resumen

Este estudo teve como objetivos comparar a frequência de envolvimento parental, entre pais e mães, e investigar a relação entre a frequência de envolvimento parental, a competência social e o desempenho acadêmico de crianças escolares. Participaram do estudo 12 casais, sendo eles pais de alunos de 2ª série do ensino fundamental, e três professoras dessas crianças. Os casais preencheram o questionário “Avaliação do envolvimento parental” e, para avaliar o repertório de habilidades sociais, os problemas de comportamento e o desempenho acadêmico das crianças, as professoras responderam ao Social Skills Rating System (SSRS – Versão para professores). Foram efetuadas análises estatísticas descritivas, teste-t e de correlação de Pearson. Cinco dos 41 itens avaliados sobre o envolvimento parental as mães realizavam mais frequentemente que os pais. Quanto maior a frequência da participação dos pais nas atividades escolares, culturais e de lazer dos filhos, maior o desempenho acadêmico das crianças. A frequência da participação das mães nas atividades escolares, culturais e de lazer dos filhos estava negativamente correlacionada com o índice de problemas de comportamento externalizantes e positivamente correlacionada com o repertório de habilidades sociais das crianças. Por fim, a comunicação entre mãe e filho estava positivamente correlacionada com o repertório de habilidades sociais das crianças

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Fantinato, A. C., & Cia, F. (2017). Envolvimento parental, competência social e o desempenho acadêmico de escolares. Psicologia Argumento, 29(67). Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20401

Número

Sección

Artigos