Influência do déficit de atenção e hiperatividade na aprendizagem em escolares

Autores/as

  • Claudia Maria Gouveia Muzetti
  • Maria Cecília Zanoto de Luca Vinhas

Palabras clave:

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Aprendizagem. Escolares.

Resumen

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um distúrbio neurocomportamental com prevalência em crianças e adolescentes, trazendo consequências no aprendizado na fase de aquisição e desenvolvimento, causando dificuldades emocionais e sociais. Fatores ambientais e genéticos estão relacionados ao transtorno e o diagnóstico precoce é uma das formas de tratamento. A questão fundamental que nos leva a estudar este tema está vinculada na prática pedagógica, onde percebemos que existem fatores que podem influenciar e prejudicar o desempenho dos educandos, incluindo diversos problemas tanto de ordem familiar, social e principalmente os que afetam a atenção. Assim, nossos objetivos visam a compreender esse transtorno, identificar os sintomas, causas, e propor estratégias de intervenções, para manejar melhor os conhecimentos e favorecer uma melhor atenção e amparo educacional a essas crianças. Realizamos pesquisas bibliográficas em diversas fontes como: Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed, entre outras, buscando informações para compreender os diferentes aspectos associados (comportamento e relacionamento da criança hiperativa), possibilitando alternativas para um melhor atendimento na área educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Muzetti, C. M. G., & Vinhas, M. C. Z. de L. (2017). Influência do déficit de atenção e hiperatividade na aprendizagem em escolares. Psicologia Argumento, 29(65). Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20397

Número

Sección

Artigos