A EVASÃO ESCOLAR NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Luciene Alves Miguez Naiff Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Denis Giovani Naiff Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO03

Palabras clave:

Representação social. Educação. Fracasso escolar.

Resumen

O universo escolar é atualmente um grande foco de pesquisas nas áreas da educação e da psicologia e vem crescendo, principalmente no Brasil, os estudos que utilizam o referencial da teoria das representações sociais em busca de um melhor entendimento dessa realidade. O presente artigo teve o objetivo de identificar e comparar as representações sociais existentes entre 168 professores da rede municipal de ensino das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói a respeito da evasão escolar de seus alunos e se estas representações seriam positivadas, ne¬gativadas ou neutras, além do provável grau de estereotipia associado a elas. Para levantar as representações sociais, utilizamos um questionário associado a uma tarefa de evocação livre utilizando como termo indutor “Evasão escolar”. A comparação entre os dois prováveis núcleos centrais das representações sociais da evasão escolar entre os professores indicam uma repre¬sentação negativada configurada ao redor da presença de elementos relacionados à estrutura familiar e à desmotivação do aluno como provável estruturação básica compartilhada ao pen¬samento social docente sobre o assunto estudado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Miguez Naiff, L. A., & Naiff, D. G. (2017). A EVASÃO ESCOLAR NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Psicologia Argumento, 32(78). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO03

Número

Sección

Artigos