ESTUDO COM PSICÓLOGOS ESCOLARES: Ações e desafios

Autores/as

  • Maria Barreto (FARN)
  • Paula Calafange (FARN)
  • Zilanda Lima (FARN)

Palabras clave:

Psicólogo escolar. Práticas educativas. Formação profissional.

Resumen

A atuação profissional dos psicólogos escolares é marcada por numerosos desafios que oscilam entre a formação acadêmica e os dilemas vivenciados entre as ações desenvolvidas e as ações esperadas.
Esses desafios vão configurando a identidade profissional e apontando uma diversidade de ações e perspectivas de inserção nas escolas. O presente estudo buscou identificar as ações que estão sendo
empreendidas e os desafios enfrentados pelos psicólogos nas instituições de ensino na cidade de Natal, RN. A pesquisa foi qualitativa e os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada
aplicada entre os psicólogos escolares. Os resultados revelaram uma diversidade de ações em desenvolvimento, agrupadas em atividades direcionadas aos alunos, aos pais, aos professores e à instituição
escolar. A diversidade de desafios revela questões interligadas à construção de identidade, às condições de trabalho e à formação, que não foi suficiente para atender às exigências do contexto escolar. Além
de ter tido a oportunidade de conhecer, de perto, a atuação desse profissional, o estudo ainda permitiu tecer reflexões sobre a importância de uma formação profissional sintonizada com as necessidades de
cada contexto e alicerçada em conhecimentos capazes de auxiliar na compreensão e intervenção não apenas na instituição escolar, mas nos diversos contextos educativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-10

Cómo citar

Barreto, M., Calafange, P., & Lima, Z. (2017). ESTUDO COM PSICÓLOGOS ESCOLARES: Ações e desafios. Psicologia Argumento, 27(58), 261–269. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20313

Número

Sección

Artigos