Depressão em crianças: Uma breve revisão de literatura

Autores/as

  • Soraia Schwan
  • Vera Regina Rohnelt Ramires

Palabras clave:

Autonomia. Professor. Adolescência

Resumen

O quadro depressivo tem sido apontado, por diferentes autores, como sendo grave e comum a muitas crianças e adolescentes. Pode se caracterizar como um estado afetivo normal, um conjunto de sintomas
ou até mesmo compreender uma síndrome ou doença específica. Com o objetivo de realizar uma revisão não sistemática de literatura sobre o tema da depressão em crianças, foram consultadas as principais bases
de dados disponíveis on line, no período compreendido entre 2000 a 2010. Foram selecionados artigos que abordavam tópicos como: “aspectos epidemiológicos e sintomáticos”, “comorbidades”, “avaliação,
diagnóstico e intervenções”, “aspectos psicodinâmicos” e, ainda, “depressão e acolhimento institucional”. Foi possível constatar que diferentes autores concordam acerca da gravidade da depressão na infância e apontam a importância de se desenvolverem estudos que contribuam com intervenções adequadas a essa população. Também foi identificada a concentração de diferentes produções científicas que buscam identificar a sintomatologia da depressão na infância e sua prevalência, mas ainda são raros os estudos que se voltam às intervenções, sobretudo, àquelas psicanaliticamente orientadas. De igual forma, são raros os estudos que buscam investigar a eficácia dos tratamentos para a depressão em crianças e adolescentes.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Schwan, S., & Ramires, V. R. R. (2017). Depressão em crianças: Uma breve revisão de literatura. Psicologia Argumento, 29(67). Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20307

Número

Sección

Artigos