Análise de estudos brasileiros sobre o pai e o desenvolvimento infantil

Autores/as

  • Rovana Kinas Bueno
  • Mauro Luís Vieira

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.076.AO10

Palabras clave:

Relações pai-filho, Desenvolvimento infantil, Comportamento paterno

Resumen

Os estudos sobre a relação entre pai e filho e sobre a influência do pai no desenvolvimento da criança têm aumentado nas últimas décadas, mas a produção nacional ainda é reduzida. O objetivo deste estudo foi caracterizar a produção acadêmica brasileira sobre o tema. Realizou-se uma busca sistemática em três bases de dados bibliográficas: Index Psi, PEPsic e Scielo Brasil. Utilizaram-se as palavras-chave: “pai”, “father”, “desenvolvimento infantil”, “desenvolvimento da criança” e “child development”. Selecionou-se 29 obras, que foram analisadas por meio de categorias. A temática mais presente nos estudos foi o comportamento paterno, bem como sua relação com o desenvolvimento infantil. Há um maior número de estudos empíricos, todos transversais. Constata-se a prevalência de pesquisas de levantamento de dados, e sua maioria coletados por meio de questionários e entrevistas. Faz-se necessário a ampliação dos estudos sobre o pai e sua importância no desenvolvimento infantil, mediante construção de diferentes arranjos metodológicos.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Kinas Bueno, R., & Luís Vieira, M. (2017). Análise de estudos brasileiros sobre o pai e o desenvolvimento infantil. Psicologia Argumento, 32(76). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.076.AO10

Número

Sección

Artigos