Habilidades sociais e resiliência em futuros professores

Autores/as

  • Rosana Angst Pasqualotto
  • Suzane Schmidlin Löhr

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.33.080.AO07

Palabras clave:

Alunos de licenciaturas, Habilidades Sociais, Resiliência.

Resumen

Ser professor nos dias atuais exige muito do profissional. Se ele não consegue lidar com as demandas diárias de sua profissão, passa a vivenciar altos níveis de estresse que podem vir a impedi-lo de trabalhar, por levar a enfermidades físicas e psicológicas. Manejar os desafios diários se faz de diferentes maneiras para cada pessoa e envolve aspectos como resiliência e habilidades sociais. Pensando em tais variáveis, foi realizado um estudo com 86 acadêmicos de último ano de licenciaturas, avaliando o repertório de habilidades sociais e o grau de resiliência dos mesmos, relacionando com variáveis sociodemográficas e histórico profissional. Na grande maioria, os respondentes apresentaram bom repertório de habilidades sociais e de resiliência. A relação entre as duas variáveis merece ser melhor estudada futuramente, mas os achados apontam para a estimulação do desenvolvimento de habilidades sociais em futuros professores como alternativa para a emissão de comportamentos resilientes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Angst Pasqualotto, R., & Schmidlin Löhr, S. (2017). Habilidades sociais e resiliência em futuros professores. Psicologia Argumento, 33(80). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.33.080.AO07

Número

Sección

Artigos