QUANDO O RESPONDER ANTIGO TORNA-SE UM COMPORTAMENTO NOVO: DESCRIÇÃO DE UM PROCESSO DE MUDANÇA CLÍNICA

Autores/as

  • Francielly Peron
  • Jocelaine Martins da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6136

Palabras clave:

Análise comportamental clínica. Psicoterapia Analítica Funcional (FAP). Mudança clínica.

Resumen

Supondo que a mudança clínica está estreitamente relacionada ao tipo de classe que éenfraquecida ou fortalecida, conforme a sistematização feita pela Psicoterapia AnalíticaFuncional (FAP), recorreram-se aos conceitos de Modelagem, Diferenciação e Induçãopara analisar e discutir um processo de mudança comportamental na clínica. O objetivodo estudo foi descrever um processo de mudança clínica em que a classe de respostaconsiderada problema transforma-se em uma classe de resposta relacionada à melhora.O método consistiu em analisar 15 sessões iniciais realizadas com uma cliente atendidaem uma clínica-escola pública. Os resultados expõem quatro dimensões identificadas, asquais foram sendo diferenciadas ao longo do processo terapêutico. Discutiu-se o processode mudança clínica, considerando dimensões do responder que sofreram diferenciaçãodo longo da terapia.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Peron, F., & Martins da Silveira, J. (2017). QUANDO O RESPONDER ANTIGO TORNA-SE UM COMPORTAMENTO NOVO: DESCRIÇÃO DE UM PROCESSO DE MUDANÇA CLÍNICA. Psicologia Argumento, 30(70). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6136

Número

Sección

Artigos