DESENVOLVIMENTO MENTAL E APRENDIZAGEM DE ADULTOS TRABALHANDO COM CRIANÇAS EM INSTITUIÇÕES

Autores/as

  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.DS05

Palabras clave:

Desenvolvimento de adultos. Currículo escolar. Desenvolvimento cognitivo. Aprendizagem. ver versão completa

Resumen

Esse artigo focaliza o desenvolvimento psicológico de mulheres cuidadoras de crianças em ins¬tituições. Elas não terminaram a escola elementar e apresentavam baixa autoestima. Estavam no período cognitivo racional concreto e tinham dificuldade de entender o desenvolvimento das crianças. Receberam fundamentação teórica para ajudá-las a encontrar soluções. Ouvimos essas pessoas e observamos seu trabalho com as crianças. Aulas foram dadas pela pesqui¬sadora em uma linguagem simples de acordo com as necessidades das cuidadoras. A teoria de Piaget foi a fundamentação. A abordagem metodológica de Barbier (pesquisa-ação) deu a oportunidade de uma profunda interação. Resultados: Com as aulas, o entendimento dessas mulheres foi melhorado e elas tiveram melhor interação com as crianças. Sua compreensão das crianças e sua linguagem melhoraram. O desenvolvimento das crianças foi considerável e pode ser observado por meio de diferentes novas habilidades. Mesmo sem dados quantitativos, de¬vido à metodologia da pesquisa-ação, os resultados são úteis para as implicações pedagógicas.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

da Costa Lins, M. J. S. (2017). DESENVOLVIMENTO MENTAL E APRENDIZAGEM DE ADULTOS TRABALHANDO COM CRIANÇAS EM INSTITUIÇÕES. Psicologia Argumento, 32(78). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.DS05

Número

Sección

Dossiê