A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Autores/as

  • Antonio Guedes (UBM)
  • Roberto Carvalho (ICE, UFRRJ)
  • Marcos Souza (IE, UFRRJ)
  • Edson Filho (UFRJ)

Palabras clave:

Representações sociais. Responsabilidade social corporativa. Comportamento do consumidor.

Resumen

Atualmente tem sido defendida a importância de haver por parte das empresas uma atuação voltada para questões que contribuam direta ou indiretamente para a sociedade de uma maneira geral. Tais
ações têm sido reunidas sob o rótulo de responsabilidade social corporativa (RSC). A lógica do discurso oficial e de alguns autores é que empresas socialmente responsáveis agregam valor a seus produtos, sendo privilegiadas pelos consumidores, o que tem sido questionado por diversos autores. É nesse sentido que no presente estudo o objetivo foi investigar a compreensão que os cidadãos têm a respeito das RSC, a partir da teoria das Representações Sociais. A utilização de tal teoria se justifica tendo em vista o objetivo de investigar a relação entre RSC e comportamento do consumidor. Participaram do estudo 168 indivíduos da cidade de Volta Redonda - RJ com média de idade de 27 anos, variando de 17 a 51 anos, de ambos os sexos. Para análise de dados foi realizada a Análise de Conteúdo das categorias obtidas a partir da pergunta “o que é Responsabilidade Social Corporativa?”. A análise dos dados permitiu concluir que os participantes possuem representações sociais da RSC bastante próximas ao discurso dos órgãos oficiais, empresários e pesquisadores da área. Entretanto, também foi evidenciado que, apesar de haver esse entendimento, o consumo ético pretendido pelos defensores da RSC ainda não é uma realidade, já que 94% informaram fazer uso de produtos “piratas”.

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Publicado

2017-11-10

Cómo citar

Guedes, A., Carvalho, R., Souza, M., & Filho, E. (2017). A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA. Psicologia Argumento, 27(58), 241–252. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20191

Número

Sección

Artigos