ENSINO MÉDICO E HUMANIZAÇÃO: ANÁLISE A PARTIR DOS CURRICULOS DE CURSOS DE MEDICINA

Autores/as

  • Lucas Alves Silva
  • Camila Muhl
  • Maria Marce Moliani

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.33.080.AO06

Palabras clave:

Medicina. Humanização. Ensino médico.

Resumen

O objetivo desse artigo é discutir a humanização no ensino médico, a partir da análise do currículo de dois cursos de medicina. A necessidade de formar profissionais de saúde qualificados para o trato humano, levou o Ministério da Educação a instituir mudanças nas Diretrizes Nacionais para o curso de Medicina, incluindo orientações específicas para formação de profissionais humanizados. Tal necessidade vem da realidade que hoje estamos enfrentando: a tecnicidade excessiva frente ao resgate da real essência do ser humano. A batalha travada entre a relação médico-paciente e médico-máquina-paciente é um desafio que está sendo colocado para as escolas médicas. Nosso propósito é levantar algumas questões sobre os efeitos das mudanças curriculares e problematizar o alcance do currículo formal para a prática dos futuros profissionais de saúde.

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Alves Silva, L., Muhl, C., & Marce Moliani, M. (2017). ENSINO MÉDICO E HUMANIZAÇÃO: ANÁLISE A PARTIR DOS CURRICULOS DE CURSOS DE MEDICINA. Psicologia Argumento, 33(80). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.33.080.AO06

Número

Sección

Artigos