A FORMATURA E A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EXPECTATIVAS E SENTIMENTOS DE FORMANDAS EM PSICOLOGIA1

Autores/as

  • Fernanda Luz
  • Daniela Centenaro Levandowski

Palabras clave:

Expectativas, Sentimentos, Formatura, Mercado de trabalho.

Resumen

O presente estudo objetivou investigar as expectativas e sentimentos de formandas em psicologia frente à formatura e à inserção no mercado de trabalho. Participaram oito estudantes do último semestre do curso, com idades entre 24 e 50 anos. A pesquisa teve caráter qualitativo, utilizando-se a técnica de grupo focal na coleta de dados. Análise de conteúdo qualitativa das entrevistas revelou alguns sentimentos em relação à formatura, como medo, insegurança, tristeza, felicidade, saudade e cansaço. Quanto às expectativas em relação ao mercado de trabalho, as formandas acreditavam que, mesmo este estando saturado, haveria possibilidades de inserção em novas áreas da psicologia, evidenciando a necessidade de inovação. Foram mencionados fatores pessoais como obstáculo ou auxílio para a inserção profissional, objetivo este buscado pelas formandas, ainda que de forma incerta. Concluiu-se que o momento final de curso de graduação é capaz de suscitar sentimentos intensos, impulsionando ou dificultando o início da vida profissional.

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Publicado

2017-11-01

Cómo citar

Luz, F., & Levandowski, D. C. (2017). A FORMATURA E A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EXPECTATIVAS E SENTIMENTOS DE FORMANDAS EM PSICOLOGIA1. Psicologia Argumento, 24(47), 61–72. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20153

Número

Sección

Artigos